8 de abril de 2021
Foto: Divulgação
PASSOS – Municípios da região têm enfrentado dificuldade para cumprir cronogramas de vacinação contra a covid-19 por conta de baixa quantidade de doses repassadas pelo governo estadual através da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS- Passos). Em nota divulgada na última terça-feira, a Prefeitura de Capetinga informou que a vacinação seria interrompida ontem por conta do número reduzido de imunizantes.
“Foram entregues ao município apenas dez doses esta semana, sendo assim, as referidas doses serão utilizadas em Goianazes, obedecendo a lista de espera”, informa a administração.
Em Alpinópolis, a prefeitura priorizou a imunização de acamados e suspendeu a vacinação prevista para ocorrer em unidades do Programa Saúde da Família nesta quarta-feira.
“Em razão da baixa quantidade de doses enviadas pela Superintendência Regional de Saúde ao município, para vacinação do público de 69 anos, a Prefeitura de Alpinópolis comunica que será priorizado o atendimento dos acamados desta faixa etária. Portanto, fica avisado que a vacinação programada para acontecer nos PSFs, nesta quarta-feira, dia 7 de abril, não poderá ser realizada devido ao quantitativo de doses ser insuficiente para atendimento de todo o público de 69 anos”, divulgou a administração.
Carmo do Rio Claro também alterou o cronograma. Segundo a prefeitura, foram repassadas 1.080 doses, porém, a maioria seria destinada para aplicação da segunda dose. A Secretaria Municipal de Saúde informou que não realizaria a aplicação da vacina em novos grupos, além dos já contemplados em remessas anteriores.
“A Secretaria Municipal de Saúde informa que não realizará aplicação da vacina em novo grupo, em cumprimento da norma técnica do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, e também por falta de envio dos imunizantes para aplicação de primeira dose”, informou a administração.
Em Bom Jesus da Penha, o secretário de Saúde, Ronan Teixeira de Morais, afirma que o município tem vacinado pessoas na faixa etária de 65 anos ou mais, no entanto, assim como em outras cidades, a falta de imunizantes impede a elaboração de um cronograma de vacinação completo.
“Quando a Regional de Saúde informa que pode efetuar mais uma entrega ao município, não sabemos o quantitativo ou a data em que mais vacinas serão entregues, então torna-se impossível prever um plano de vacinação”, disse.
No caso de São Sebastião do Paraíso, de acordo com informações da assessoria de imprensa, o prefeito Marcelo Morais deve se reunir com representantes da Secretaria de Saúde para definir quando o município dará início à vacinação de idosos de 67 anos. Já em Piumhi, a maioria das 1.750 doses recebidas na terça-feira será destinada às pessoas que já tomaram a primeira dose, com idade de 70 a 79 anos, e 30 doses serão para a força de segurança e salvamento.
Em Cássia, a prefeitura divulgou que a Secretaria de Saúde do Estado autorizou o adiantamento da aplicação da segunda dose da vacina Coronavac – respeitando o intervalo mínimo de 14 dias. Por conta disso, a vacinação agendada para o dia 20, será aplicada nesta quinta-feira. A imunização prevista para os dias 22 e 23 será feita na sexta-feira, 9, e a vacina programada para o dia 26 será realizada na próxima segunda-feira, 12.
A equipe da Folha da Manhã tentou entrar em contato com a SRS-Passos sobre a previsão de entrega de novas doses e o comprometimento dos cronogramas de imunização nos municípios, mas até o encerramento desta edição, não obteve respostas.