Destaques Saúde

Faculdade Atenas realiza análise espacial da covid-19 em Passos

24 de junho de 2020

Foto: Helder Almeida

PASSOS – Firmado entre a prefeitura de Passos e a Faculdade Atenas, o Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (Coap) garante que a instituição auxilie o município com uma série de atividades, que podem ser efetivadas por meio de pesquisas, treinamentos, dentre outras ações que asseguram investimentos na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Devido a atual situação, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a faculdade iniciou um estudo, para analisar dados e informações referentes à covid-19 na cidade. Idealizada pelo professor José de Paula, a avaliação de especialidades foi apresentada para o prefeito Carlos Renato Lima Reis, o Renatinho Ourives, e profissionais da secretaria saúde, em uma reunião realizada na última semana.

Como explicou o docente, foi feita uma geocodificação nas notificações de casos suspeitos, confirmados e descartados, e elaborados mapas de Clusters, técnica estatística usada para classificar elementos em grupos, bem como mapas de densidade de Kernel, análise geográfica do comportamento de padrões, das mesmas notificações.

A partir dos resultados obtidos, foi observado pelos pesquisadores diferenças discretas entre a distribuição por sexo, considerando-as entre o sexo o feminino 53,93%, e masculino 46,07%, já a faixa etária com maior frequência de notificações foi de 20 a 40 anos.

’Os mapas das notificações apresentaram uma distribuição aparentemente regular, porém foi possível identificar algumas regiões com maior densidade de Kernel do total de notificações incluindo os casos suspeitos, confirmados e descartados’’, comentou o professor.

José ainda falou sobre os benefícios da análise para o município e destacou como a prefeitura pode utilizar os resultados obtidos na avaliação de espacialidade.

‘’A identificação de Clusters de densidade pode ser uma estratégia importante na prevenção da transmissão comunitária, visto que podem ser utilizadas como ponto de partida para as equipes das unidades básicas de saúde proporem ações preventivas, e de diagnóstico, com a realização de testes rápidos nas áreas de maior densidade de notificações’’, afirmou.

O pesquisador concluiu destacando a importante parceria da Faculdade Atenas com a Prefeitura neste momento de forças no combate a Covid-19, e reforçou a disponibilidade da instituição para colaborar em futuras pesquisas.

‘’O setor de iniciação científica e seus professores pesquisadores estarão a disposição da prefeitura para possíveis demandas, contribuindo com o trabalho da Secretaria de Saúde de Passos’’, concluiu o professor.

Para Renatinho, a pesquisa realizada pela faculdade só reforçou a importância de parcerias público privado, e do convenio para o município.

‘’Primeiramente, gostaria de agradecer o empenho e a dedicação dos profissionais da faculdade Atenas, em especial do setor de iniciação científica, na pessoa do professor José de Paula, idealizador desta pesquisa tão importante para o município, que vem contribuir ao trabalho que já estamos desenvolvendo no enfrentamento a covid-19 ‘’, pontuou o chefe do executivo.