Destaques Saúde

Estoque de vacina contra a Influenza está zerado em Passos

14 de abril de 2020

PASSOS – Desde a última quarta-feira, o estoque de vacinas contra a gripe Influenza está zerado em Passos. Segundo informações da secretaria municipal de Saúde, feriados da Semana Santa atrapalharam a logística de distribuição das vacinas por parte do Ministério da Saúde.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais(SES-MG), as doses da vacina são enviadas pelo Ministério da Saúde. “A distribuição das doses utilizadas na 22ª Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza é de responsabilidade do Ministério da Saúde. O papel da secretaria é receber as doses enviadas pelo ministério e as repassar para as 28 Regionais de Saúde do Estado, que, por sua vez, fazem o encaminhamento para cada município sob sua jurisdição”, informa a SES.

De acordo com a secretaria, não há falta do medicamento. “A SES ressalta, ainda, que não há falta de vacina e as remessas estão sendo enviadas pelo Ministério da saúde aos Estados de forma escalonada”, informa.

Segundo Sandra Renata da Silva, coordenadora das unidades do Programa Saúde da Família (PSF) em Passos, o estoque zerado se dá pelo fato da semana ter recesso e feriado, o que atrapalhou na distribuição da demanda “Essa semana não recebemos vacina devido ao recesso, ao feriado da Semana Santa, o Ministério da Saúde não conseguiu nos enviar vacinas nessa semana”.

“A promessa é que as vacinas cheguem segunda feira, 13, à tarde, na nossa regional de saúde e a regional de saúde vai nos disponibilizar na terça-feira, no período da manhã. Então, provavelmente, se ocorrer tudo dentro do planejado, terça-feira estaremos com nossos colaboradores para terminar a vacinação dos idosos e das pessoas que se encontram no grupo de quem foi priorizado primeiramente, que são idosos e também os trabalhadores da saúde que ainda não receberam a vacina” esclareceu Sandra.

De acordo com a coordenadora, a campanha também abrange a zona rural do município. “Nossa campanha de vacinação estava a todo vapor, estamos com um público de quatorze mil pessoas vacinadas, mas nosso estoque zerou. Estamos vacinando também a zona rural em parceria com a epidemiologia”, disse.