Destaques Saúde

Estado informa que vacinas anticovid foram enviadas dentro do prazo de validade

6 de julho de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS – Em resposta aos questionamentos feitos em relação à suposta aplicação de doses vencidas de vacinas contra a covid-19, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou nesta segunda-feira, 5, que os imunizantes recebidos do Ministério da Saúde foram distribuídos e entregues aos municípios mineiros dentro da validade e com prazo de administração anterior à data de vencimento. Em nota, a SES-MG afirma que realiza um rigoroso protocolo de conferência de todos os imunizantes antes de enviar para as 28 Unidades Regionais de Saúde.

Ainda conforme a nota, este processo assegura o controle de temperatura, o acondicionamento das caixas de vacina, bem como a verificação dos prazos de validade. Para além deste processo, em cada remessa de vacina enviada aos municípios, uma nova Nota Informativa é emitida sobre o quantitativo de doses, especificidades, público-alvo e alerta quando o prazo de validade está próximo.

A SES-MG orienta que os imunizantes sejam administrados dentro do prazo estabelecido pelo fabricante. Minas Gerais recebeu 3 dos 8 lotes citados pelo jornal Folha de S. Paulo. O lote 4120Z001, com vencimento em 29 de março, foi distribuído às URSs em 26 de fevereiro, 1º de março e 19 de março. Já o lote 4120Z005, com vencimento 14 de abril, teve distribuição para as URSs no dia 12 de março.

Em 5 de abril, a SES-MG realizou a última distribuição do lote CTMAV506 que tinha o prazo de validade para 31 de maio. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais está em contato com os municípios para conferir se as aplicações foram realizadas fora do prazo e registradas no Vacinômetro e no SI PNI, além de orientar as medidas que serão tomadas a partir do resultado desta análise.