Destaques Saúde

Escola estadual do Glória faz live sobre setembro amarelo

26 de setembro de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

S.J.B. DO GLÓRIA – Mesmo durante a pandemia a Escola Estadual José Severiano Filho, em São João Batista do Glória, sob a orientação da professora Eliane Viana Gomes dos Reis, convidou o ex-aluno gloriense, o psicólogo Guilherme Beraldo para falar sobre o tema suicídio, dentro do projeto ‘Valorização da Vida’ com a proposta ‘Setembro Amarelo – Precisamos Falar Sobre Isso’. A live foi realizada na tarde da última terça-feira, 22.

Guilherme Beraldo é especialista em Psicanálise contemporânea e em Psicologia Jurídica. Mestrando em Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, ele é coordenador e supervisor do Projeto Saúde Afetiva e Emocional na Escola e pesquisador pelo Centro de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes). O profissional também pesquisa temas voltados à morte, ao suicídio e ao luto nas redes sociais digitais.

De acordo com Eliane, o psicólogo conseguiu abordar o tema com leveza, o que deixou todos os 70 participantes bem à vontade para interagirem e tirarem suas dúvidas.

O corpo escolar, os pais e principalmente os alunos puderam desfrutar de momentos de grande interação e saíram dessa videoconferência modificados. Afinal, todos precisamos falar sobre o assunto que aflige as pessoas que têm algum transtorno e colocam suas vidas em risco, inclusive o risco da morte”, disse Elaine.

Beraldo falou sobre o quanto a família é importante no processo de acolhimento e atenção frente a quem tem problemas relacionados ao suicídio.

Ele falou também sobre os primeiros sinais, aos quais a família tem que se atentar. Tirou dúvida dos participantes, falou da importância de se procurar ajuda profissional e de falar de seus sentimentos”, informou a professora.