Destaques Saúde

Doresópolis registra aumento inesperado de casos confirmados do vírus

16 de julho de 2020

Foto: Reprodução (Site EBC)

DORESÓPOLIS – O município de Doresópolis registrou, em dois dias, mais 15 novos casos de covid-19. Foram oito confirmações na segunda-feira, 13, e sete na terça-feira, 14, elevando o total para 27. De acordo com a secretária de Saúde, Rosângela Guerra, a maioria das pessoas confirmadas atua na área de saúde.

Ela ressalta que muitos questionamentos foram feitos a respeito desse aumento repentino de casos. “A resposta é simples: em epidemiologia, a evidência de um bom trabalho é daqueles que procuram e acham”, afirmou a secretária. Rosângela também assegura que essa busca de casos é justamente para evitar que a população vulnerável seja contaminada.

A preocupação é que seja desenvolvida uma aversão aos profissionais de saúde devido a esse quadro. “Estamos na linha de frente e isso nos expõe drasticamente, mesmo tomando todos os cuidados”, justificou a secretária. De acordo com ela, para conter as possíveis infecções cruzadas, ou seja, a contaminação direta entre uma pessoa e outra, a prefeitura de Doresópolis aderiu ao programa “Centro de Atendimento da Covid-19”.

O programa do Ministério da Saúde terá uma adaptação nos próximos dias, para criar um espaço específico para atendimento de casos suspeitos. O objetivo é que a Unidade Básica de Saúde (UBS) atenda apenas os casos não classificados como suspeitos ou confirmados do novo vírus. A secretária também afirma que um protocolo de medicação será implantado com embasamento nos municípios que têm tido sucesso. “Até lá façamos a nossa parte”, ressaltou.