Destaques Saúde

Dois profissionais de saúde testam positivo para covid em Delfinópolis

29 de junho de 2020

Foto: Divulgação

Delfinópolis – Testes realizados em funcionários da saúde confirmaram dois novos casos de infecção por coronavírus em Delfinópolis. Segundo informações da prefeitura, um deles contraiu o vírus, mas já se recuperou. O outro possui o vírus ativo e está em isolamento domiciliar. Por meio de busca ativa em profissionais da área de saúde, 132 testes foram aplicados e outros sete foram feitos em pessoas que tiveram contato os pacientes que testaram positivo para a covid-19.

Os trabalhadores da saúde que fizeram os testes são de vários setores, independente da função, das quatro unidades de saúde e do hospital municipal. Os pacientes confirmados, um da área de enfermagem e outro motorista, sendo um homem e uma mulher com a idade entre 35 e 50 anos, tiveram contato com familiares e também com outras pessoas.

A secretária de Saúde de Delfinópolis, Elisa Campos Pinto, afirma que todos estes funcionários trabalham, obrigatoriamente com o uso de EPI’s, e que um dos trabalhadores da saúde está em quarentena.

Através dos testes, um foi confirmação IgG, ou seja, o paciente teve infecção anterior, com pelo menos três semanas, e está possivelmente imunizado. O outro, é IgM, que significa que o paciente está ou esteve infectado, contaminado recentemente e o corpo ainda pode estar lutando contra a infecção, pois o vírus ainda está ativo. Este, se encontra em quarentena, monitorado. Para ambos, foi solicitado que as famílias também realizassem o teste, porém todos resultaram negativo”, declarou a secretária.

Segundo ela, já foram feitos, esta semana, alguns procedimentos de higienização e desinfecção nos hospitais locais, nas unidades de saúde e principais pontos da cidade, tanto sede e distrito, para prevenir a disseminação do vírus. “O objetivo é que façamos pelo menos uma vez por semana”, complementou.

A secretaria disse que a prefeitura tomou a iniciativa da testagem a partir da busca ativa para verificar se o vírus ainda estava em circulação na cidade.

Essa medida foi pensada devido a esses profissionais estarem mais expostos ao coronavírus no ambiente de trabalho. Começamos fazendo o dia todo de testagem e fomos tomando as devidas providências ao longo da semana, a partir dos resultados”, disse.

É uma maneira de prevenção à própria população, porque se os profissionais de saúde estiverem com o vírus e for de desconhecimento geral, isso apenas propagaria ainda mais o coronavírus. Portanto, é uma iniciativa de zelo tanto aos profissionais de saúde, quanto para os moradores do município”, afirma a secretária.

Segundo o boletim epidemiológico, após a realização da testagem e últimas confirmações, o município conta com quatro casos confirmados, sendo dois que já se recuperaram.