Destaques Saúde

Dez municípios da região não possuem casos ativos de covid-19

6 de novembro de 2020

Foto: Divulgação

PASSOS – Dados do boletim epidemiológico publicado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) indicam que, entre os 27 municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-Passos), dez não contam com nenhum caso ativo de infecção pelo novo coronavírus. Alpinópolis, Bom Jesus da Penha, Carmo do Rio Claro, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Itamogi, São José da Barra, São Roque de Minas e Vargem Bonita não possuem ocorrências da doença no momento.

Conforme o comunicado emitido pela Vigilância Epidemiológica do Departamento Municipal de Saúde de Alpinópolis, o último paciente que testou positivo para a doença foi diagnosticado no dia 30 de outubro e, até o fechamento desta edição, o total de casos acumulados no histórico é de 130. Para mais, as autoridades locais de saúde ainda alteraram os critérios para a realização dos testes, estendendo o serviço para todos os cidadãos que apresentem quaisquer sintomas da covid-19, mesmo que estes sejam leves.

Para Ederaldo Leandro, biólogo e coordenador do setor de Vigilância em Saúde, a ausência de casos ativos é motivo de comemoração, no entanto, ele também destaca que a população não pode deixar de seguir os protocolos de segurança.

Vale ressaltar que a pandemia ainda não chegou ao fim e é necessário que todos aprendam a conviver com o vírus por um bom tempo ainda. Neste momento, é fundamental a colaboração e consciência de todos para seguirmos firme nesta luta”, disse.

O secretário de Saúde de Vargem Bonita, Antônio Batista da Silva, afirma que a equipe tem trabalhado para alcançar bons resultados e a prefeitura tem realizado ações de conscientização e fiscalização.

Por se tratar de uma cidade pequena, as coisas se tornam um pouco mais fáceis e, graças a Deus, nossa atuação gerou efeitos positivos. Desde o começo, providenciamos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para toda a população, que também sempre colaborou, seguindo as medidas de distanciamento e higiene”, esclareceu o representante da pasta.

A chefe da Atenção Básica de Carmo do Rio Claro, Cíntia Cristina de Paulo Moraes, disse que o município está sem novos casos de covid desde 19 de outubro e que já passou para a Onda Verde do programa Minas Consciente.

Ultimamente, registramos algumas ocorrências de aglomerações e, ainda, muitos turistas passam por aqui. No entanto, mesmo nestas condições, não temos nenhum caso ativo e vamos continuar com todas ações necessárias para que nenhum novo paciente teste positivo. Isso tudo é muito bom, porque vivemos com medo e, sabendo que estamos nesta situação, conseguimos nos tranquilizar um pouco”, pontuou.

Entre os municípios que compõem a SRS-Passos, o histórico de casos confirmados já contabiliza 5.115 positivos, dos quais 4.832 já estão recuperados, 147 passam pelo processo de acompanhamento e 136 faleceram em decorrência da doença.

LEIA MAIS: Lei Aldir Blanc pode injetar R$3,2 milhões na região