Destaques Saúde

Deputado pede vacinação em massa contra a covid-19 em Alpinópolis

Por Gabriella Alux / Redação

9 de julho de 2021

Foto: Divulgação

ALPINÓPOLIS – O deputado estadual Raul Belém encaminhou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) um pedido para que seja realizado em Alpinópolis um projeto-piloto para vacinação em massa da população contra a covid-19. O parlamentar encaminhou à ALMG um voto de congratulações pela seleção de projeto do município pelo Conselho Nacional de Saúde no combate à pandemia.

Se for acatado, o que pode acontecer ou não, será uma grande conquista para a nossa população. No entanto, independente disto, só de ver a nossa gestão e o trabalho dos nossos servidores sendo reconhecidos fora, pela ALMG, já é um orgulho para o nosso município”, disse o prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire.

De acordo com Marina da Cunha Moreira, enfermeira coordenadora responsável pelas Unidades de Atenção Primária à Saúde, todos ficaram honrados com o encaminhamento à Assembleia de Minas da moção de reconhecimento ao trabalho que estamos desenvolvendo neste período difícil da pandemia.

Importante lembrar que tudo isso foi motivado após Alpinópolis ter um projeto selecionado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) que, juntamente da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), tem buscado conhecer experiências e projetos de participação social no combate à covid-19. Em Minas Gerais, apenas nossa cidade e Belo Horizonte receberam a indicação do CNS”, finalizou Marina.


Zema adianta calendário e anuncia vacinação a partir de 18 anos em setembro

Foto: Reprodução

BELO HORIZONTE – O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou ontem, 8, o adiantamento do calendário da vacinação contra Covid-19 para o Estado. Segundo comunicado, toda a população com idade a partir de 18 anos será imunizada até setembro. Inicialmente, a previsão era para o mês de outubro.

Vamos adiantar o calendário para que todos os mineiros maiores de 18 anos sejam vacinados até setembro. A união de esforços está possibilitando acelerar a maior operação de vacinação da história de Minas. Continue se protegendo e quando chegar sua vez, vacine.”

O novo calendário de vacinação em Minas é a imunização de pessoas entre 40 a 54 em julho, entre 25 a 39 anos em agosto e entre 18 a 24 anos em setembro. O anúncio de Romeu Zema atualiza o antigo calendário de vacinação da covid-19 do Estado, divulgado pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, no dia 15 de junho.

Em coletiva da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais SES-MG na manhã desta quinta-feira, 8, Baccheretti disse que a previsão de adiantamento de entrega de vacinas, entre elas da Pfizer, viabilizou mudança no calendário. A última remessa de imunizantes chegou ao Estado no último sábado, 3, com 867.010 doses no total. Até o momento, Minas recebeu mais de 15 milhões de vacinas desde janeiro deste ano.

De acordo com dados divulgados pelo Governo de Minas Gerais nesta quinta-feira, até o momento, 7.711.916 pessoas tomaram a primeira dose do imunizante no Estado e 2.759.223 receberam a segunda dose. Cerca de 62 mil mineiros receberam a vacina de dose única.
Nas últimas 24 horas, 6.428 casos de coronavírus foram confirmados, totalizando 1.849.993 em MG, e 218 pessoas morreram. Ao todo, foram mais de 47 mil mortes no Estado.