Destaques Saúde

Delfinópolis retoma Onda Amarela

19 de dezembro de 2020

Foto: Divulgação

DELFINÓPOLIS – A prefeitura de Delfinópolis publicou, no último dia 15, o decreto nº 084 que dispõe sobre a regressão do município para a Onda Amarela no programa Minas Consciente. De acordo com o decreto, o município, que pertence à microrregião de Cássia/Passos, permanecerá na Onda Amarela até o próximo dia 22 e ficam proibidos os serviços não essenciais com alto risco de contágio.

Ainda de acordo com o documento, festas e eventos de caráter comercial, bem como os de caráter não comercial com mais de 60 pessoas, estão proibidos no município. Também ficam suspensos o ensino curricular (ensino infantil, fundamental e médio), aluguel de objetos pessoais e domésticos, atividades artísticas, atividades de recreação e lazer e cinema. As demais atividades que permanecem liberadas no município devem seguir as regras e recomendações propostas no Minas Consciente.

Para a secretária de Saúde de Delfinópolis, Elisa Campos Pinto, foi necessária a regressão para a Onda Amarela para prevenir um possível surto de casos de covid-19 no município.

Nós tivemos aumento nos casos positivos na nossa cidade e em toda a região. Não só Delfinópolis como a microrregião Cássia/Passos estão na amarela, por isso fomos para a amarela, a fim de prevenir um possível surto”, disse.

Ela também explica que quanto às festividades de fim de ano ainda não foi decidido como serão realizadas no município, a decisão dependerá de uma reunião que acontecerá no próximo dia 22.

Nosso decreto da Onda Amarela fica valendo até o dia 22, dentro dele é permitido apenas eventos particulares com até trinta pessoas sem atrações festivas, que no caso seriam shows e apresentações. E festividades particulares até sessenta pessoas, também sem atrações. No dia 22, iremos nos reunir de novo para ver como está a transmissão do vírus no nosso município e como serão as festividades de fim de ano”, explica Elisa.

Segundo os dados da secretaria municipal de saúde de Delfinópolis, o município tem 38 casos confirmados de covid-19, desse total 34 são recuperados, 3 casos ativos e um óbito, até o momento.