Destaques Saúde

Delfinópolis está sem novos casos há 25 dias

20 de outubro de 2020

Foto: Divulgação

DELFINÓPOLIS – O município de Delfinópolis está, atualmente, sem casos ativos de covid-19. O último registro da doença ocorreu no dia 25 de setembro. Dos 24 pacientes diagnosticados com o novo coronavírus desde o início da pandemia, 23 estão recuperados e um morreu. Segundo Elisa Campos Pinto, secretária de Saúde de Delfinópolis, o município realizou fiscalização e barreiras sanitárias desde o início da pandemia do novo coronavírus e aderiu ao programa “Minas Consciente”.

Atualmente, estamos na onda verde e continuamos mantendo os protocolos. Houve a reabertura do comércio de forma gradual e seguimos fazendo fiscalização. Pacientes suspeitos estão sendo testados e seus contatos próximos, sendo monitorados. A cada 45 dias, é feita a testagem dos funcionários da saúde”, explicou.

Elisa comenta que no mês de agosto chegou a haver um aumento de casos no distrito Babilônia e, por isso, foi realizado um lockdown para evitar que as outras áreas do município fossem atingidas. Já em Pratápolis, entre 25 de setembro e a última sexta-feira, 16, foram confirmados dez novos casos de covid-19. De acordo Rosilene Antônia Silva dos Santos, secretária de Saúde do município, a cidade já registrou 188 casos. Desse total, 111 pacientes se recuperaram e cinco não resistiram às complicações da doença.

De acordo com ela, a diminuição de casos no município se dá em razão das medidas preventivas que foram adotadas desde o começo da pandemia. “Colocamos barreiras sanitárias na entrada da cidade, fizemos fiscalização nos comércios, distribuímos mascaras reutilizáveis para toda a população e instalamos a clínica de atendimento à covid-19”, contou. Cássia também registra uma baixa nos casos ativos da doença. Conforme a secretária municipal de Saúde, Vanessa Chiareli Moreira Rezende, a cidade contabiliza 199 casos de coronavírus. Ao todo, 189 pessoas estão curadas e houve cinco óbitos.

Apesar da queda nos casos ativos em algumas das cidades da região, em Passos e São Sebastião do Paraíso, o número de confirmações continua crescendo. Desde o início da pandemia, Passos já registrou 1.252 casos (1.211 recuperações e 26 óbitos), enquanto Paraíso confirmou 861 contaminações (763 recuperações e 23 óbitos).