Destaques Saúde

Covid mata mais uma idosa em São Sebastião do Paraíso

Por Ralph Diniz / Especial

17 de setembro de 2020

DOS NOVE ÓBITOS REGISTRADOS NO MUNICÍPIO DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA, OITO SÃO DE PESSOAS ACIMA DOS 60 ANOS DE IDADE. PARAÍSO ULTRAPASSOU O NÚMERO DE 500 CASOS NESTA SEMANA. / Foto: Divulgação

S. S. PARAÍSO – Mais uma idosa morreu por complicações do novo coronavírus em São Sebastião do Paraíso. O nono óbito registrado no município – o segundo neste mês – foi divulgado no boletim da Secretaria de Saúde da última terça-feira, 15. Além disso, na mesma data, a cidade ultrapassou o número de 500 casos de covid-19. Em Passos, segundo boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura na última terça-feira, o munício chegou à 21ª vítima da doença, um homem de 78 que apresentava comorbidades e estava hospitalizado.

Segundo informações obtidas pela reportagem, a nova vítima fatal do vírus é uma mulher de 80 anos que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia. A identidade da paciente não foi divulgada. Das nove mortes causadas pelo covid-19 em São Sebastião do Paraíso, oito foram de pessoas acima dos 60 anos de idade.

Outro dado revelado pela Secretaria de Saúde diz respeito ao número de infectados na cidade: 501, sendo 39 novos casos apenas nos primeiros dias desta semana. Ao todo, 414 pessoas que foram diagnosticadas com a doença já se recuperaram, 73 estão em isolamento domiciliar e cinco permanecem internadas na Santa Casa. Desde o início da pandemia, o município já notificou 2.446 casos suspeitos de covid-19, sendo que 335 pessoas estão em isolamento domiciliar e são monitoradas pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde. Além disso, 276 casos já foram descartados após realização de exames laboratoriais, incluindo 19 mortes.

Na ala covid da Santa Casa, há 25 pessoas internadas – desse total, 20 estão na enfermaria (15 moradores da cidade) e cinco na UTI (três residem em outros municípios da microrregião). As taxas de ocupação dos leitos são de 42,55% e 25%, respectivamente.