Destaques Saúde

‘Corujão da vacinação’ estende horário de imunização em Passos

Por Gabriella Alux / Redação

16 de julho de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS – Passos e Carmo do Rio Claro adotaram o “Corujão da vacinação” como estratégia para avançar na imunização contra a covid-19. Em Passos, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Fabiana Tavares Freitas Santos, relata que 450 pessoas são vacinadas diariamente após o horário das 16h. O Corujão foi implementado no município na última sexta-feira, 9, e a aplicação das doses ocorre até as 20h.

A vacinação contra a covid-19 estendida até as 20h está tendo boa procura pela população. Notamos que os trabalhadores estão mais tranquilos em saber que, após o horário de trabalho, tem sua dose de vacina garantida na sala de vacinas. Estamos aplicando cerca de 450 doses diariamente nas três salas apenas no horário das 16h às 20h”, declarou Paula.

A coordenadora disse também que a extensão do horário foi adotada em função do avanço da vacinação em novas faixas etárias, com mais pessoas, e que foi preciso adaptar para facilitar o acesso à vacina e conseguir o objetivo de vacinar a população e evitar aglomerações. “Estamos trabalhando com revezamento no horário de trabalho dos profissionais e houve a contratação de novos vacinadores”, disse.

Em Carmo do Rio Claro, a ação é feita todas as terças-feiras, sendo que a vacina é aplicada por duas enfermeiras e, em média, outras quatro ou seis atuam na recepção e preenchimento dos comprovantes. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, o município não realizou nenhuma contratação a mais e não é possível saber a quantidade de pessoas que foram vacinadas à noite, uma vez que a contagem é feita de forma contínua e sem separação por horários.

Segundo a enfermeira responsável técnica do posto de imunização no município, Maria Eunice Oliveira Cruz, a ideia do “Corujão da vacinação” foi do prefeito Filipe Carielo.

Nos dias que o município recebe novas remessas da vacina contra a covid-19, o horário de atendimento é estendido até as 20h. É um momento de avançar com a vacinação e uma oportunidade para as pessoas que trabalham. Somamos esforços para oferecer a proteção através da vacina”, declarou Maria Eunice.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, a aplicação da vacina é feita assim que os medicamentos chegam e, por isso, o que tem possibilitado o avanço nos grupos por idade.

A vacinação acontece na Escola Municipal Coronel Manuel Pinto, um local amplo e que oferece conforto e comodidade enquanto as pessoas aguardam a sua vez. E, com isso, é possível evitar a aglomeração e manter o distanciamento social dentre as demais medidas sanitárias necessárias no combate a covid-19”, informa a assessoria.


Vacinação

A Prefeitura de Passos inicia hoje, 16, a vacinação contra a covid-19 em pessoas com 40 anos e sem comorbidades. A imunização acontece, das 7h30 às 20h, no Ambulatório São Lucas e, das 16h às 20h, nos Programas de Saúde da Família (PSFs) Penha CSU e Coimbras I. Para vacinar, é preciso levar Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência, cartão de vacinas, caso tenha disponível e cadastro no Vivver.