Destaques Saúde

Coordenador regional do IMA morre de covid-19

20 de outubro de 2020

Foto: Divulgação

PASSOS – A direção do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) deve anunciar nos próximos dias o nome do novo coordenador regional do órgão em Passos. O servidor estadual vai substituir Geraldo Faria de Oliveira, de 59, anos, que faleceu no último sábado, 17, em razão de complicações causadas pela covid-19. O nome deve ser publicado no Diário Oficial de Minas Gerais nos próximos dias. Oliveira foi a 26ª vítima da doença no município.

Oliveira estava na coordenadoria do IMA havia sete anos. Ele aproveitava as férias quando apresentou sintomas de sinusite e, por recomendação médica, iniciou um tratamento domiciliar. No entanto, no dia 3 de outubro foi internado na Santa Casa de Passos com suspeita de ter contraído covid-19, o que foi confirmado por exames.  Conforme a família, há tempos, o servidor fez um pedido para que, ao morrer, seu corpo fosse cremado e as cinzas jogadas no Rio São Francisco, que nasce no município de São Roque de Minas, na região da Serra da Canastra. Sua esposa, a pedagoga Vera Lúcia Santos Oliveira, revela que os restos mortais de Geraldo Faria de Oliveira foram levados, no fim de semana, para o Crematório Ecológico Metropolitano de Ribeirão Preto (SP). A data e o local da cerimônia de lançamento das cinzas ainda não foram definidos pelos familiares.

Natural de Bambuí (MG), o ex-coordenador regional do IMA em Passos era médico veterinário formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Antes de chegar a Passos, ele havia morado em São Roque de Minas.

Não perdi apenas o marido de verdade, mas uma pessoa maravilhosa, fantástica, amiga de todos e que me deu de presente dois filhos exemplares e lindos, o Henrique e Rafael”, declarou Vera Lúcia.

Oliveira assumiu a coordenadoria do IMA em 2013, no lugar de Paulo Costa Junqueira, já aposentado. Ele comandava seis Escritórios Seccionais localizados em Cássia, Guaxupé, Passos, Piumhi, São Roque de Minas e São Sebastião do Paraíso, que abrangem mais 24 municípios. Francis Rocha Moreno, veterinário e assessor técnico de Defesa Sanitária Animal do instituto, lamentou a morte.

Toda vida o Geraldo foi um homem honesto, amigo dos servidores, desde o mais simples até os graduados, e ruralistas em geral de toda a região. Ele vai deixar uma lacuna grande no IMA por muita coisa boa que ele fez”, disse.

Geraldo Faria estava havia sete anos no comando da regional do IMA Passos. / Foto: Divulgação