Destaques Saúde

Conselho de Saúde quer auditoria em contas

22 de agosto de 2020

O vereador João Serapião manifestou apoio à iniciativa. / Foto: Divulgação

PASSOS – O Conselho Municipal de Saúde deve pedir auditoria nas contas da Prefeitura de Passos relativas à área da Saúde. Segundo informações do Legislativo, a Comissão de Saúde e Ação Social da Câmara Municipal recebeu em audiência, nesta sexta-feira, membros do conselho. O vereador João Serapião (PL), que preside a comissão, coordenou o encontro, realizado no plenarinho.

A presidente do conselho, Oneida Amparado, informou que o órgão decidiu por pedir auditoria nas contas da área de Saúde da Prefeitura, em relação a todos os contratos e salários. Havia dúvidas iniciais do Conselho sobre ganhos salariais de uma servidora e o órgão agora quer respostas sobre a situação de mais quatro servidores. Oneida afirmou que o Conselho de Saúde espera, sem sucesso, ser recebido em audiência pelo prefeito Carlos Renato Lima Reis, o Renatinho Ourives, e que em todo o período o órgão tem se mostrado ativo na fiscalização. Segundo ela, a decisão por pedir auditoria aconteceu na última plenária. Nesse contexto, a reunião solicitada à Comissão da Câmara foi para
pedir apoio.

O vereador João Serapião manifestou apoio à iniciativa do conselho, explicando que a Câmara Municipal, há muito tempo, vem denunciando, sem sucesso, várias situações na área da Saúde. Especificamente sobre a questão de uma servidora, ele disse que todos querem saber o motivo de tanto poder dessa pessoa. “Que costas quentes tem essa pessoa, ninguém consegue mexer com ela, por que tanto poder assim?”.

Uma outra conselheira, ao se pronunciar na reunião, disse que o órgão quer entender porque há servidores recebendo o equivalente a dois e três salários. Para Oneira Amparado, uma auditoria poderia responder a todas às dúvidas. Segundo ela, o setor sofre também com a falta de médicos, destacando que faltam ginecologistas e que a fila de espera para algumas especialidades é muito grande.