Destaques Saúde

Cinco cidades da região não têm casos positivos de covid-19

20 de junho de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

PASSOS- A maioria das cidades da região possui casos positivos de covid-19, entretanto, alguns municípios, até esta sexta-feira, 19, ainda não haviam registrado a presença do vírus em casos confirmados. Das cidades da região que possuem até 8 mil habitantes, Jacuí; Vargem Bonita; Bom Jesus da Penha e Fortaleza de Minas  não possuem casos confirmados da deonça. Dentre as cidades maiores, Cássia é a única que também não tem casos positivos.

Juntas, as cinco cidades possuem 185 casos notificados, o que representa 21,71% dos casos notificados de Passos, que é a cidade com maior número de confirmações (36) e notificados (852) da região.

Em Cássia, foram notificados 124 casos; dez ainda encontram-se monitorados em investigação; nove foram descartados e 105 já saíram do isolamento. Ainda, não há casos de confirmados.
Jacuí possui 28 notificados; 28 investigações concluídas, sendo 11 descartadas com exame e 17 sem exame e dois óbitos, que foram descartados. Na cidade, 11 casos notificados fizeram exame e há 240 testes rápidos do governo federal e em torno de 450 a 500 adquiridos pelo município.

Agora em Fortaleza de Minas, foram 20 notificados, sendo que 17 já terminaram o isolamento e 13 permanecem monitorados e em isolamento. No município, dos notificados, três foram testados e há 137 testes rápidos, sendo que há mais 200 testes que já foram adquiridos e estão em fase de entrega.

Em Bom Jesus da Penha, foram notificados oito casos suspeitos; dois foram testados e descartados. Os outros seis não foram testados, pois foram notificados no início da pandemia e não havia testes ainda. Na cidade, há 198 testes rápidos disponíveis, sendo 100 adquiridos pelo município e 100 recebidos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES- MG).

Vargem Bonita é o município que tem menos casos notificados. Atualmente, não há casos suspeitos no município; sendo que foram notificados cinco casos, sendo que quatro foram testados quatro e  descartados e um não foi testado, pois a paciente mudou de cidade antes da chegada dos testes.

Quanto aos testes, há em torno de 80 testes rápidos disponibilizados pelo Governo Estadual e mais 100 que foram adquiridos pelo município, que vai comprar mais 100 ainda nos próximos dias.
Vale lembrar que os casos suspeitos são aqueles que apresentam sintomas compatíveis com o da Covid-19 e os monitorados são casos que apresentam sintomas de síndrome gripal e estão com evolução monitorada. Os dados dos municípios foram enviados pelas secretarias de saúde municipais e atualizados ontem, 19.

Secretários acreditam em ações

Os secretários de saúde de Jacuí, Fábio Lucas Vieira Oliveira; de Vargem Bonita, Antônio Batista da Silva e de Bom Jesus da Penha, Ronan Teixeira de Morais, acreditam que o resultado positivo do número de casos confirmados se deve a ações que estão sendo feitas nas cidades.

Dentre as principais ações, em Bom Jesus da Penha houve a instituição do uso de máscara e a entrega do equipamento para toda a população, assim como em Jacuí, que possui uma barreira sanitária 24h na entrada da cidade. Vargem Bonita também adotou barreiras sanitárias. Isso além das orientações, fiscalizações ao comércio e decretos instituídos.