Destaques Saúde

Cidades da região iniciam vacinação em jovens com menos de 20 anos

Por Gabriella Alux / Redação

20 de agosto de 2021

Foto: Reprodução.

PASSOS – Em Claraval, na última quinta-feira as equipes de saúde começaram a vacinação contra a covid-19 em jovens de 18 anos, a menor faixa etária em imunização na região. Doresópolis aparece em seguida no ranking, na faixa de 20 anos, e Itaú de Minas está em terceiro, com imunização em 21 e previsão de chegar aos 18 nas próximas semanas.

Na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-Passos), os municípios de Capetinga (22 anos), Pratápolis (23), Piumhi (24) e Fortaleza de Minas (24) já atingiram faixas etárias abaixo de 25 anos. Passos (25), Ibiraci (26), Cássia (27), Monte Santo de Minas (28), Vargem Bonita (28) e São Sebastião do Paraíso (29) estão em faixas abaixo dos 30.

Em Bom Jesus da Penha, Delfinópolis e São Roque de Minas, a imunização está sendo feita em pessoas com 30 anos. Em seguida aparecem Guapé, Itamogi e São João Batista do Glória, com 31, Alpinópolis (32), Carmo do Rio Claro (33), Pimenta (33), Capitólio (35), São José da Barra (36), Nova Resende (37) e São Tomás de Aquino (42).

De acordo com a coordenadora de imunização de Itaú, Braiane Marcelle Lemos, a expectativa é vacinar moradores com 18 anos com os medicamentos que devem ser enviados nas próximas.

“Nas próximas semanas, com a chegada de novas remessas de vacinas, vamos avançar ainda mais na faixa etária até contemplar as pessoas com 18 anos. As segundas doses também já estão sendo executadas em datas preconizadas e agendamentos. A expectativa então, é que todos, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, estejam vacinados o mais rápido possível, pois apenas com esse avanço de doses aplicadas, já observamos a redução de casos leves e graves da doença”, disse.

Para a secretária de Saúde de Itaú de Minas, Emilaine Pereira, o município deve atingir, em breve, a meta prevista de vacinação.

“A imunização completa contra o coronavírus protege não apenas a si próprio, mas também toda a sociedade. Com isso, a expectativa é que o mais breve possível tenhamos chegado a meta prevista de vacinados no município”, disse.

Emilaine também afirma que a imunização em trabalhadores da indústria atingiu a faixa de 18 anos em Itaú.

“Os dias têm sido de muito trabalho da equipe de vacinação e todos os envolvidos, mas percebe-se o prazer, mesmo em expressões de pessoas cansadas, por estarem trabalhando juntos pela esperança e caminhando para o combate a esta doença que levou tantas vidas. Estarmos aplicando a vacina em trabalhadores de indústrias na faixa etária de 18 anos e demais moradores de 21 anos ou mais, é extremamente gratificante”, disse.