Destaques Saúde

Cidades cancelam Carnaval e avaliam se vão manter ponto facultativo na 2ª

Por Talita Souza / Redação

27 de janeiro de 2021

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

PASSOS – O Carnaval 2021 em Passos não deverá ter ponto facultativo. Por conta da pandemia do novo coronavírus, as comemorações foram canceladas em todo o Brasil. Apesar da ausência de festividades, o feriado (16 de fevereiro) deve ser mantido em alguns municípios. Em Passos, de acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Marques, a previsão é que não haja ponto facultativo no Carnaval.


Você também pode gostar de:

TRE extingue postos de atendimentos em três cidades da região

De acordo com o secretário, decretar ponto facultativo pode incentivar a população a se aglomerar e, consequentemente, a aumentar a taxa de contágio da covid-19 no município.

Em razão da pandemia e do número de pessoas contaminadas, acredito que segunda-feira (que antecede o feriado de Carnaval) será dia útil normal. Ainda não houve essa conversa com o prefeito e a decisão ainda está prematura. Só que a gente sabe que, se decretar ponto facultativo, as pessoas vão acabar se aglomerando”, disse o secretário.

O Carnaval também não será comemorado em São Sebastião do Paraíso, Carmo do Rio Claro, Piumhi e Guapé. Segundo o secretário de Comunicação Social de Paraíso, Ralph Diniz, devido à pandemia, que já contabilizou 72 óbitos no município, a prefeitura não agendou nenhuma comemoração de Carnaval para 2021. Já o recesso está mantido, até o momento.

A Prefeitura de Carmo do Rio Claro, por meio da Assessoria de Comunicação, informou que “a princípio, não haverá Carnaval institucional realizado pela prefeitura neste ano, já o feriado acontecerá”, informou a administração. De acordo com o decreto em vigor no município, está proibida a locação de ranchos por parte de imobiliárias e proprietários. Portanto, os moradores também não poderão fazer a locação de imóveis para comemorar o feriado.

O diretor do Departamento de Cultura de Piumhi, Thiago Santos, explicou que o Carnaval não será comemorado e que, até o momento, ainda não foi decidido se terá ou não recesso no feriado na cidade.

Nós até tínhamos um projeto inicial que era fazer uma live no Carnaval, mas devido ao agravamento da pandemia no município, nós decidimos não executar o projeto para não incentivar aglomerações. O evento neste ano de 2021, foi cancelado em Piumhi”, disse.

Assim como os outros municípios, o Carnaval também está cancelado em Guapé. A secretária municipal de Saúde, Márcia Reis, explicou que ainda não sabe se será declarado ou não ponto facultativo, mas que a prefeitura tomará medidas restritivas em relação à data. A secretária municipal do Turismo, Nádia Vinhas, reforçou a ausência de festividades em Guapé e destacou que “as pousadas e hotéis irão funcionar, seguindo as normas do Minas Consciente”, disse.


Outros municípios

Outras cidades mineiras como Alfenas e Guaxupé também optaram por não realizar comemorações no Carnaval. Em Alfenas, o prefeito Luiz Antônio da Silva, decretou, na última segunda-feira, 25, o cancelamento do feriado no município. Já em Guaxupé, de acordo com o decreto municipal nº2.331, de 22 de janeiro, o município terá 11 feriados e cinco pontos facultativos em 2021. No decreto, não há previsão de feriado de Carnaval, somente menção ao ponto facultativo até o meio-dia na quarta-feira de cinzas.

Segundo o decreto, o feriado de Carnaval que aconteceria nos dias 15 e 16 de fevereiro poderão ser transferidos para outra data, caso existam condições de promover a festa ainda em 2021. Em Belo Horizonte, assim como em outras capitais, o feriado foi transferido para uma nova data – que ainda será definida. Apesar de ser uma comemoração tradicional, pela lei, o carnaval não é um feriado nacional e sim um ponto facultativo. Portanto, os estados e municípios brasileiros têm plena autonomia para decidir se terão ou não a folga.