Destaques Saúde

Cerca de 80% das pessoas com covid-19 já estão recuperadas

Por Nathália Araújo / Redação

10 de agosto de 2020

Foto: Reprodução

PASSOS – De acordo com os boletins epidemiológicos dos municípios da região, 1.184 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus já conseguiram se recuperar da doença. O número representa cerca de 80% do total de infectados. Ainda conforme os dados, todos os pacientes de Fortaleza de Minas e São José da Barra estão curados.

Até a última sexta-feira, 7, Passos permanecia como o local com o maior número de casos confirmados, totalizando 413. Na sequência, aparecem Piumhi (211) e São Sebastião do Paraíso (200). Fortaleza de Minas, Jacuí e Vargem Bonita são os municípios que registraram a menor quantidade de casos: cada um tem apenas três pacientes com covid-19.

Já em Bom Jesus da Penha, o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus passou de cinco para 17. O município registrou 12 casos em apenas um dia. Segundo informações divulgadas pela prefeitura, os novos casos foram detectados após testes realizados na quinta e na sexta-feira, e todos os pacientes são funcionários de uma mesma empresa. Eles – assim como seus familiares e demais pessoas com as quais mantiveram contato – estão em isolamento.

Salientamos que a empresa tem colaborado com a investigação e é uma empresa que desde o início da pandemia tem agido com seriedade e tomado todas as precauções para evitar o contágio do novo coronavírus. Contudo, hoje o vírus se encontra em transmissão comunitária, isso quer dizer que qualquer pessoa pode transmitir e, portanto, o isolamento social, o uso de máscara quando necessitar sair e sair somente se necessário, além do uso de álcool em gel, são as nossas maiores armas contra o vírus. Nos testes realizados hoje (sexta-feira) foram constatados sete IGGs positivos, ou seja, pessoas que tiveram o vírus e já se curaram, e cinco IGMs positivos, que significa que as pessoas ainda tem o vírus em transmissão”, informou a administração de Bom Jesus.

Ainda segundo a prefeitura, dos 17 casos positivos, 11 já estão curados e seis permanecem em recuperação. O município tem 41 casos suspeitos sendo monitorados.

Na região, apenas dois municípios contam com leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para tratar os casos de coronavírus. Em Passos, segundo informações divulgadas na última sexta-feira, 19% das vagas estão ocupadas, enquanto em São Sebastião do Paraíso esta taxa é de 12,76%. Ao todo, as instituições possuem 72 leitos, dos quais 56 estão disponíveis para uso. Nos municípios do entorno, cerca de 1.500 pessoas já foram infectadas pelo coronavírus e houve 42 mortes em decorrência da doença.