Destaques Saúde

Centro Covid de Passos já atendeu 237 pessoas

Por Gabriella Alux / Redação

9 de julho de 2021

Os centros de atendimento inicial aos sintomáticos respiratórios já atenderam 375 pessoas. / Foto: Divulgação

PASSOS – O Centro de Atendimento Inicial aos Sintomáticos Respiratórios (CAI-SR), localizado na rua Mercúrio, 138, no bairro Coimbras, já atendeu 237 pacientes com sintomas respiratórios. O centro começou a funcionar no dia 22 de junho e o atendimento é feito de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h.

De acordo com o diretor de Saúde Coletiva, Thiago Salum, o atendimento é feito por dois médicos clínicos gerais e por uma equipe de enfermagem.

O objetivo do centro é o acolhimento ao paciente com sintomas respiratórios e a realização de teste para covid-19, quando a pessoa estiver dentro dos critérios padronizados. A demanda no local funciona de forma espontânea”, relatou Salum.

Segundo ele, com o funcionamento do centro de atendimento covid-19, a expectativa é que menos pacientes de casos leves procurem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Esperamos que, com o nosso atendimento, a UPA fique direcionada apenas para casos de urgência e emergência, até mesmo para facilitar a assistência no início de tratamento da covid-19 em munícipes”, finalizou Salum.

Conforme declaração do diretor técnico da UPA, Flávio Ferreira, a abertura do centro ajudou a melhorar a quantidade de pacientes na UPA e também coincidiu com o momento de diminuição de casos da doença.

Com certeza houve uma diminuição de atendimento na unidade devido a criação desse centro, mas vale ressaltar que o momento também foi favorecido, pois teve uma diminuição do pico da doença na cidade e, consequentemente, da procura de atendimento médico por covid-19”, afirmou Ferreira.