Destaques Saúde

Cássia confirma variante ômicron em circulação no município

Por Gustavo Costa / Especial

14 de janeiro de 2022

Foto: Reprodução.

CÁSSIA – A Prefeitura de Cássia informou, na tarde desta quinta-feira, que a variante ômicron foi identificada no município. Segundo nota divulgada pela administração em rede social na tarde de ontem, a Seção de Vigilância em Saúde informa que, diante do aumento considerável no número de notificações para covid, neste mês, foram encaminhadas amostras para análise de sequenciamento genético, sendo detectada a variante ômicron em circulação no município.3

De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, 20 novos casos foram registrados em Cássia nesta quinta-feira e o município atingiu 2.008 ocorrências desde o início da pandemia.

De acordo com a secretária de Saúde de Cássia, Gabriela Nascimento Brusiquesi, o pronto- socorro municipal foi adaptado devido ao aumento na procura por atendimento nos últimos dias.

“Dentro das possibilidades do município, o espaço físico do Pronto Socorro Municipal foi adaptado, contando com a boa vontade de todos os funcionários que, para atender a grande demanda do momento, estão inclusive trabalhando em um local improvisado, atendendo a população da melhor maneira que é possível dentro das condições atuais”, disse.

No dia 6 deste mês, vereadores do município protocolaram um ofício solicitando providências para separar pessoas sintomáticas e com confirmação de infecção pelo coronavírus ou pelo vírus causador da gripe Influenza no atendimento no pronto-socorro.

“Como foi dito, foi adaptado um espaço físico e todas as medidas de segurança sanitária estão sendo tomadas para que a população seja atendida com o mínimo de risco possível”, afirma a secretária.

Segundo ela, foi montada uma estrutura ao lado do pronto-socorro, na parte externa, onde estão sendo atendidos os casos suspeitos ou com diagnóstico confirmado. Já os atendimentos de urgência e emergência permanecem na parte interna da unidade, onde foi montada uma sala de estabilização e isolamento para pacientes com covid positivos que chegaram em estado mais grave.

“A Secretaria de Saúde, juntamente com toda equipe de funcionários, está empenhada em atender da melhor maneira possível as necessidades da população, mesmo com número reduzido de funcionários. Muitos, inclusive, estão afastados por problemas de saúde, muitos trabalhando à exaustão devido ao número elevado de pacientes, aumentado pelo surto atual. No atual cenário ainda encontramos dificuldade de contratação de profissionais da área. Para acatar a sugestão exatamente da forma como foi feita, precisaríamos de um local separado e apropriado para esses atendimentos. Os testes rápidos de antígeno para covid são realizados de forma rápida, facilitando o atendimento e o devido acompanhamento de casos positivados e necessitados de cuidados especiais ou eventuais internações. A Prefeitura Municipal, a Secretaria de Saúde e todos os profissionais, não medirão esforços no sentido de oferecer o melhor serviço possível à população de nossa cidade, de acordo com as possibilidades do município”, disse a secretária.