Destaques Saúde

Casos prováveis de dengue têm queda de 39,13% na região

1 de outubro de 2020

Os casos apresentam queda na semana, mas aumentaram 15% em um mês. / Foto: Divulgação

PASSOS – O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais (SES-MG), atualizado na última terça-feira, 29, mostra que, nas últimas quatro semanas, foram registrados 42 casos prováveis de dengue na região. Em comparação ao mesmo período do ano passado, quando houve 69 notificações, a diminuição foi de 39,13%. Piumhi é o município que registrou o maior número de casos prováveis (15) durante o período: um aumento de 200% em relação a 2019 – na ocasião, apenas cinco pacientes tiveram ou estavam com suspeita de dengue.
Na sequência, vem Passos, com nove casos prováveis nas quatro últimas semanas. Apesar de estar entre as cidades com mais notificações, o número atual é 74,28% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando o boletim apontou 35 casos.

Por sua vez, São Sebastião do Paraíso tem sete registros de dengue ou suspeita da doença. No levantamento divulgado em 29 de setembro de 2019, havia 15 registros. Capitólio também apontou sete casos prováveis, porém, no município, houve aumento de notificações, uma vez que, nas mesmas quatro semanas do ano passado, nenhum caso foi confirmado ou estava sob investigação. Já Itaú de Minas, Jacuí, São Roque de Minas e São Tomas de Aquino registraram – cada município – um caso provável de dengue no último boletim da SES-MG.

Estado

Em Minas Gerais, houve aumento no número de casos prováveis da doença. Conforme o levantamento da última terça, já houve 1.505 notificações no estado, enquanto no mesmo período de 2019, foram 1.486.