Destaques Saúde

Casos de dengue chegam a 98 em S. S. do Paraíso

25 de junho de 2020

Foto: Divulgação

S.S. PARAÍSO – Além do trabalho realizado para tentar conter o avanço do covid-19 em São Sebastião do Paraíso, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde luta para evitar que os números de casos de dengue no município aumentem. Este ano, quase cem pessoas já contraíram a doença, sendo que duas delas foram afetadas pelo tipo 2 do vírus, fato que não ocorria a uma década.

Segundo dados obtidos pela reportagem na tarde de terça-feira, Paraíso tem 290 casos notificados de dengue em 2020. Desses, os exames apontaram que 98 eram positivos e 84 negativos. Além disso, ainda haviam 15 casos descartados. Nas últimas quatro semanas, foram 53 novas notificações.

Outra informação considerada relevante para o município é que os casos foram registrados em diversas localidades de Paraíso, inclusive no distrito de Guardinha, onde houve um aumento de pessoas atingidas peça dengue em relação aos anos anteriores.

Apesar de os números serem menores do que os registrados nos últimos anos, um fato preocupou as autoridades locais: dois pacientes da cidade contraíram a dengue tipo 2, que é mais agressiva do que o tipo 1. De acordo com informações, Paraíso não registrava um caso desse vírus há quase 10 anos.

Apesar disso, as autoridades esperam que, com a chegada do inverno e a queda nas temperaturas, o número de casos de dengue se mantenha estável nos próximos meses. Todavia, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde pede para que a população continue combatendo a proliferação do mosquito Aedes aegypti em seus quintais.

Para evitar a transmissão do novo coronavírus, os agentes epidemiológicos responsáveis pelo combate à dengue no município visitam apenas residências que possuem passagens externas e que não tenham moradores idosos ou que fazem parte do grupo de risco.