Destaques Saúde

Carmo mantém o mesmo número de casos de covid há uma semana

Por Adriana Dias / Redação

18 de julho de 2020

Foto: Divulgação

C.R. CLARO – Há uma semana, os números de casos confirmados de covid-19 em Carmo do Rio Claro não aumentam. O município, que tem pouco mais de 20 mil habitantes está com 24 pessoas com coronavírus desde o dia 9, de acordo com os boletins epidemiológicos postados nas redes sociais da cidade. Enquanto várias outras cidades da região veem os números aumentando, a administração assegura que tem feito o máximo para que o vírus não se propague, e que também tem recebido grande apoio da população.

O que você também vai ler neste artigo:

  • Fiscalização
  • Região
  • Restaurantes voltam a funcionar até as 20 hrs

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Elias Cesar Leandro, a estagnação do número é resultado das ações de conscientização e prevenção da propagação do coronavírus no município. Ele também alega que uma das formas positivas é a ampliação da fiscalização nos comércios e nas ruas.

Além disso, a distribuição gratuita de máscaras e também ações intensificadas e punição para aqueles que descumprem os decretos de isolamento têm contribuído para a doença não aumentar”, disse o secretário.

O prefeito Sebastião Cézar Lemos, o Tião Nara, agradece à população que está se conscientizando e com isso ajudando às equipes de Saúde na manutenção da cidade sob controle em relação à covid-19. “Estamos contentes com o resultado sim, mas pedimos que a população não afrouxe, vamos manter o isolamento, o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento”, afirmou o chefe do Executivo que comprou 200 testes rápidos e agora fez uma segunda compra de mais 500 testes.

Fiscalização

Em Carmo do Rio Claro não existe decreto prevendo multa para os casos de descumprimento das orientações para a prevenção da covid-19, porém, a fiscalização pode dar a suspensão de alvará por 7 dias para estabelecimentos que desrespeitarem. E, de acordo com a administração municipal, caso venham a desobedecer, novamente, ter o alvará cassado.

Questionado sobre o maior problema encontrado pela fiscalização, a assessoria de Comunicação da prefeitura do Carmo salientou que são os bares. Um restaurante foi notificado duas vezes e agora foi obrigado a ficar fechado por 7 dias como forma de “punição” por não obedecer às normas de proteção impostas, visando a proteção dos cidadãos do Carmo.

Região

Em Pratápolis, por exemplo, com apenas 8,6 mil habitantes, 45 casos foram confirmados, Piumhi que tem 34.691 habitantes, registrou 111 casos nesta sexta-feira, 17 e, São Sebastião do Paraíso, com 70.956 habitantes, tem o registro de 94 casos. Em Passos, uma das maiores cidades da região, com pouco mais de 100 mil habitantes, já registrava no final da tarde desta sexta-feira, 156 casos confirmados.

Restaurantes voltam a funcionar até as 20 hrs

Em novo decreto divulgado ontem, a Prefeitura de Passos voltou a autorizar bares, lanchonetes e restaurantes funcionar mediante controle de frequência de público, diariamente, até as 20 horas, impreterivelmente, sem apresentações artísticas e culturais, mediante adoção das medidas de higiene e prevenção constante do protocolo sugerido.

Ainda pelo decreto, a realização de atividades religiosas, celebrações, missas ou cultos, e reuniões em geral, inclusive grupos de oração e de estudos, poderão ocorrer em três dias na semana que deverão ser escolhidos entre Segunda, Quarta, Sábado e Domingo, com encerramento, de forma impreterível, até as 20 horas, em dois horários diários com intervalo mínimo de 3 (três) horas.

Os estabelecimentos especializados de Academias de Ginásticas e congêneres e clubes de práticas esportivas poderão funcionar mediante controle de frequência de alunos e praticantes das modalidades esportivas, diariamente até as 20 horas, impreterivelmente, mediante adoção das medidas de higiene e prevenção sugeridas. O consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas continua proibido.