Destaques Saúde

Carmo faz testagem anticovid em crianças com 12 anos ou menos para volta às aulas

Por Gabriella Alux / Especial

5 de novembro de 2021

Foto: Arquivo FM.

C. R. CLARO – A Prefeitura de Carmo do Rio Claro faz hoje, 5, testagem para detectar a presença do novo coronavírus em crianças com 12 anos ou menos. O objetivo é prevenir possíveis infecções na volta às aulas, que acontece na próxima segunda-feira, 8. Os testes serão realizados na praça Dona Maria Goulart, 37, na garagem da Secretaria de Educação. Os estudantes devem comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis e é necessário apresentar documento de identificação.

“Os testes serão aplicados em todas as crianças que ainda não foram vacinadas, com 12 anos ou menos, e que retornarão às aulas. Para aqueles que não estão estudando e tem interesse de fazer o teste de covid-19, podem ir no endereço divulgado, das 8h às 12h. Não é obrigatório, mas a Educação orientou os pais para que façam os testes em todas as crianças que irão nas aulas de forma presencial”, declarou a secretária municipal de Saúde do Carmo, Flávia Queiroz Vilela.

Segundo ela, serão oferecidos testes para atende toda a demanda e, caso algum exame dê positivo, será realizado o protocolo de isolamento e monitoramento das crianças. Flávia afirma que a expectativa é de não ter positivos para que o retorno às aulas presenciais seja feito com todas as crianças. Segundo a secretária, os pais foram orientados para que possam levar os filhos para fazer o teste, mesmo em crianças que não forem às aulas e que ainda não se vacinaram.

“Estamos na expectativa para que logo sejam liberadas as doses da vacina anticovid para as crianças de 5 a 11 anos. Esperamos que seja o mais breve possível, ainda mais considerando que a vacinação está tendo efeito no município e melhorando nossa situação de maneira geral. Ontem, 4, por exemplo, não tivemos nem um caso a mais de infecção registrado”, disse a secretária de Saúde.

Conforme declaração da secretária municipal de Educação do Carmo, Cleuza Marinho Vilela, são esperadas por volta de 900 crianças no retorno às aulas na rede municipal e creches conveniadas. A volta às atividades presenciais será feita de forma híbrida, uma semana com aula presencial e outra virtual. Segundo ela, a adesão será facultativa e os pais ou responsáveis que aderiram ao retorno assinaram termo de responsabilidade.

“A Secretaria acredita que será um momento especial para muitas crianças que não tiveram ainda a oportunidade de frequentar uma escola, como as crianças da Educação Infantil. Estamos preparados e também ansiosos para este retorno de forma diferenciada, mas confiantes que tudo vai dar certo. Será, também, um preparo para possíveis adequações necessárias para o retorno em 2022. Para nós, educadores, é sempre muito gratificante estar nas escolas com nossos alunos”, disse a secretária.