Destaques Saúde

Capitólio e Paraíso adotam programa digital para monitorar casos de infecção

11 de julho de 2020

Foto: Site EBC

CAPITÓLIO – Capitólio e Paraíso estão utilizando uma plataforma online para fazer triagem de pessoas com sintomas gripais e identificar possíveis casos de infecção pelo novo coronavírus. O Cadastro Voluntário de Atendimento (CVA Digital) é uma ferramenta pela qual as pessoas com sintomas de gripe respondem a um formulário online e os dados são analisados pelas equipes de saúde dos municípios.

O secretário de Saúde de Capitólio, Adael Tavares, afirma que, pela plataforma, a prefeitura pode monitorar os pacientes com suspeita de covid-19 sem que eles precisem ir até uma unidade de saúde.

O CVA Digital é um sistema interativo que foi adotado pela prefeitura de Capitólio com intuito de captar os pacientes com sintomas gripais sem eles precisarem, inicialmente, procurar as unidades básicas de saúde ou Santa Casa”, disse.

Nele, podemos identificar e monitorar o maior número possível de pessoas que apresentem sintomas gripais, além de, durante a entrevista, estabelecer um vínculo epidemiológico de casos suspeitos de covid-19, assim tomando as medidas de prevenção à disseminação o mais rápido possível”, afirma o secretário.

Além de Capitólio, a plataforma está disponível em São Sebastião do Paraíso, onde, de acordo com o secretário de saúde do município, Wandilson Bícego, a plataforma serve como facilitador na tarefa de identificar possíveis casos de covid-19.

É uma ferramenta onde o próprio cidadão pode fazer seu pré-atendimento, lançando informações do seu quadro clínico. Além disso, teremos informações em tempo real de nosso município para acompanhar o estado da pandemia”, informou.

O programa já está em funcionamento nas duas cidades e, como informou Adael Tavares, já há pessoas sendo monitoradas.

Com dois dias de operação do sistema, já temos a identificação de algumas pessoas com sintomas gripais importantes e que merecem acompanhamento e atenção da equipe de saúde e vigilância epidemiológica”, disse.

O CVA não funciona como um teste de covid-19, mas sim como um autoatendimento para verificação de sintomas. O link para acessar o sistema é www.cvadigital.com.br.

Para os dois secretários de saúde, as pessoas devem utilizar a plataforma com responsabilidade e atenção em relação às informações repassadas.

Lembrando que esse site deve ser utilizado pela população com muita responsabilidade, somente para as pessoas que realmente apresentem algum sintoma gripal. Elas devem preencher corretamente todos os campos durante o seu cadastro e responder corretamente às perguntas referentes aos seus sintomas”, reforçou Adael Tavares.

De acordo com a proprietária da empresa que administra a plataforma, Sandra Helena Avelar, o sistema atua com dois módulos de acesso.

O sistema possui o módulo cidadão, onde a pessoa com alguma síndrome gripal apenas preenche um questionário, escolhendo seu município. Depois cai no módulo monitoramento, onde o agente de saúde entra em contato com a pessoa que se cadastrou e faz todo monitoramento e suporte necessário, até a realização do teste rápido”, disse ela.