Destaques Saúde

Caminhão Expresso da Vida faz 200 exames em mulheres de Itaú de Minas

Por Stéfany Dias / Especial

6 de novembro de 2021

Os atendimentos continuam sendo realizados normalmente na cidade de Itaú de Minas./ Reprodução.

ITAÚ DE MINAS – A Secretaria de Saúde de Itaú de Minas realizou, até outubro, 200 exames de mamografia em 2021 pelo programa Expresso da Vida, que funciona em um caminhão. Segundo informações da secretaria, o número supera os de procedimentos feitos em 2018 (107) e 2019 (87). No ano passado, em função da pandemia de covid-19, o programa não foi realizado no município.

Izabel Duarte, referência técnica na secretaria, afirma que o aumento na realização de exames ocorreu por conta de avaliação e planejamento na gestão e compra de maior número de exames pelo município em 2021.

“O Expresso da Vida é importante para a realização dos exames nas pacientes da zona rural, para que sejam feitos no próprio município, visto a dificuldade de deslocamento delas. Os atendimentos continuam sendo realizados normalmente. E nossa expectativa para 2022 é de reavaliação de 2021 e fazer as intervenções necessárias para melhor atender ao maior número de mulheres no rastreamento do câncer de mama”, disse ela.

Izabel explica que os procedimentos para identificação do câncer de mama são promovidos em parceria entre a prefeitura e o Hospital Regional do Câncer (HRC), de Passos, sendo realizado sem custo ao paciente.

“No Expresso da Vida, a prefeitura investiu em acolhimento e recepção das pacientes, promovendo lanche e lembrancinhas com orientações e disponibilizando exame complementar para aquelas mulheres que tiveram seus resultados alterados”, afirma.