Destaques Saúde

Caminhão da Saúde chega a Monte Santo de Minas

22 de outubro de 2021

Caminhão da saúde. Foto:/ Reprodução.

MONTE SANTO – O Programa Saúde Itinerante é um sucesso em todo Estado e chega ao Sul de Minas no próximo dia 26. A regional do Sistema Faemg/Senar/Inaes/Sindicatos, de Passos, recebe o Caminhão da Saúde nas cidades de Monte Santo de Minas, Guaranésia e Alterosa. O objetivo do programa é criar oportunidades de educação e informação para promoção da saúde preventiva e integral do homem e da mulher rural.

O caminhão com equipamentos médicos e levando profissionais especializados estará em Monte Santo de Minas nos dias 26 e 30 de outubro fazendo exames preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau) e mamografia, para as mulheres, e exame de PSA (detecção de câncer de próstata) e consulta com urologista, para os homens.

Mulheres e homens serão atendidos em dias separados, para maior conforto de todos. As consultas foram previamente agendadas pela secretaria de saúde do município, parceira dessa ação. Após as consultas e os exames, os laudos serão encaminhados para a secretaria de saúde que os encaminharão aos atendidos.

O Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Santo de Minas está muito agradecido por ser um dos municípios que receberá o Saúde Itinerante. Serão atendidos homens e mulheres do campo. Prevenção é o melhor remédio! José Maria Andrade Pontes, Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Santo de Minas. A Secretaria Municipal de Saúde de Monte Santo de Minas recebe esta iniciativa como uma ação de apoio e parceria, de grande valia, para a prevenção e a promoção da saúde, de homens e mulheres, da comunidade rural.

“Esse programa vai ampliar as oportunidades de detecção dos cânceres de colo uterino, de mama e de próstata, ao disponibilizar mais vagas para o agendamento dos exames de rastreamento (mamografia, Papanicolau e PSA) e de consultas com o urologista. Desta forma, poderá contribuir para o início precoce dos tratamentos e o aumento das chances de cura. Além disso, nos auxiliará na mobilização e conscientização das pessoas para a importância do autocuidado e da adesão à realização de exames preventivos”, informou Aline Maria da Silva Fernandes, secretária Municipal de Saúde.

Conforme explicou a enfermeira coordenadora do PSF, Lilian Bitencourt Alves Barbosa, o público-alvo, produtores rurais, aderiu à chamada para o atendimento no Caminhão da Saúde.

“A resistência inicial ficou com a população masculina que, habitualmente, não adere às ações preventivas de saúde, mas com o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde conseguimos a adesão deles”, disse.

O município

O município oferta ações de rastreamento dos cânceres de colo uterino, de mama e de próstata, através da atuação das Equipes de Saúde da Família, que realizam ações educativas. Oferecem exames preventivos (Papanicolau, mamografia e PSA) e o seguimento dos casos diagnosticados, na sua rotina de trabalho. Também, promove ações pontuais, como as Campanhas do outubro Rosa e do novembro Azul, em parceria com outros serviços, como o Programa Buscando Vidas, do Hospital do Câncer de Passos.

“Ações como esta do Saúde Itinerantes, contribui muito com o trabalho da Secretaria de Saúde, pois, somam-se às ações já realizadas no município configuram-se em mais oportunidades de acesso, pela população. Além disso, colaboram com a mobilização e a sensibilização da população, para a importância de escolhas saudáveis de vida e da realização de exames periódicos, para reduzir o desenvolvimento e a gravidade das doenças”, disse a secretaria de saúde.