Destaques Saúde

Câmara pede lista de vacinados contra covid à Prefeitura de Passos

25 de janeiro de 2021

O médico Mário Neves de Castro foi a primeira pessoa a ser vacinada contra covid em Passos. / Foto: Laura Abreu

PASSOS – A Câmara de Passos enviou, na última quinta-feira, um requerimento à prefeitura solicitando informações sobre a aplicação de vacinas contra a covid-19 no município. Passos recebeu, na primeira fase de imunização, 1.156 doses do medicamento.


Você também pode gostar de:

O documento solicita a cópia do plano de vacinação, o número de vacinas recebidas pelo município, as etapas e o cronograma do processo de imunização e a lista com os nomes das pessoas que foram vacinadas. No requerimento, a Câmara alega o papel fiscalizador dos parlamentares.

O presidente do Legislativo, Alex Bueno, afirma que, devido a relatos e dúvidas por parte da população em relação às doses da vacina destinadas a Passos, o pedido foi protocolado na prefeitura.

Queremos saber se Passos está seguindo as etapas preconizados pelo Ministério da Saúde. Solicitamos ao município a apresentação do cronograma de vacinação municipal contra o coronavírus e ainda não recebemos resposta. Acredito que o plano municipal de vacinação contra a covid-19 deve estar em consonância com o plano nacional de imunização”, disse.

Em relação à lista atualizada dos nomes das pessoas que foram vacinadas, Bueno afirma que a transparência resguarda o direito de todos. “É preciso que haja um processo justo e controlado. Queremos zelar pela transparência”, disse o presidente da Câmara. Segundo ele, como não há quantidade suficiente de vacinas, nessa primeira fase, para atender toda a população do município, é preciso zelar pela transparência.

Nós precisamos da contrapartida da transparência nos dados para que a gente tenha condição de levar essa informação à comunidade, mostrando que o processo está sendo feito com lisura e, com isso, zelar pela disseminação das efetivas informações por meio da transparência de processos”, disse.

A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, informou em nota que 120 doses da vacina foram aplicadas em pessoas institucionalizadas, sendo o Lar São Vicente de Paula e residência terapêutica os primeiros locais onde a vacinação foi realizada.

De acordo com as informações da administração, 1.036 doses foram para profissionais da área da saúde, sendo unidades de Programa Saúde da Família (PSF), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Santa Casa, Samu e o Hospital São José. Ainda segundo a prefeitura, os profissionais da Epidemiologia também foram vacinados.

A Secretaria de Saúde informou também que todas as doses da vacina foram registradas em planilhas no sistema de informação municipal denominado Viver e serão repassadas ao Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni) e que também será feita a prestação de contas para a Superintendência Regional Saúde de Passos (SRS-Passos) e o Ministério da Saúde.

De acordo com a nota, não foram disponibilizadas doses para as salas de vacinas devido ao pequeno número recebido. A Secretaria informou também que aguarda, por meio da SRS-Passos, nova remessa de doses do medicamento, que será destinada a profissionais de saúde e idosos.