Destaques Saúde

Câmara autoriza compra de vacinas e consórcio para aquisição de insumos

17 de março de 2021

Foto: Divulgação

CARMO R. CLARO – Com a intenção de adiantar os trâmites para aquisição de vacinas e de insumos necessários no combate ao coronavírus, a Câmara aprovou dois projetos, nesta segunda-feira, 16. De autoria dos vereadores Wilber Pitol Moura e José Joaquim Silva, o Projeto de Lei 016/2021 autoriza a prefeitura a comprar vacinas com eficácia comprovada e o Projeto de Lei 017/2021 autoriza o Executivo a validar sua participação no protocolo de intenções firmado entre municípios brasileiros para compra de insumos diversos para a área da saúde.

Os projetos são meios de acelerar os procedimentos para aquisição de vacinas, medicamentos, equipamentos e demais itens necessários para combater a propagação da covid-19 no município. Os vereadores justificaram que, com eles, a Câmara está aprimorando a legislação para conferir flexibilidade e segurança jurídica para aquisição dos imunobiológicos e insumos.

Não tem vacina nem mesmo para o Governo Federal, mas já estamos fazendo os mecanismos para deixar o município pronto. Assim que tiver o primeiro caminho, ou por consórcio ou via município, já tem essa lei autorizativa aqui aprovada para que a gente possa prontamente atender a população”, explicou o vereador Wilber.

Zé Pequeno e Wilber ainda destacaram que a vacina é a principal ferramenta para a crise sanitária e que é fundamental que todos se unam na busca pela ampliação do acesso universal aos imunizantes contra covid-19.