Destaques Política Saúde

Câmara autoriza abertura de crédito em favor da Secretaria de Saúde

31 de março de 2020

PASSOS — Durante a 9ª reunião ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Passos, realizada na segunda-feira, 30, foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei número 001/2020, de autoria do poder Executivo, que autoriza a abertura de crédito adicional ao orçamento fiscal do município em favor da Secretaria Municipal de Saúde.
Do mesmo modo, por intermédio do Projeto de Lei número 005/2020, de autoria do poder executivo, foi admitida a abertura de crédito adicional ao orçamento da Secretaria de Administração. Outros projetos, tal como a desafetação de área pública, possibilitando sua permuta e a possibilidade da prefeitura receber um imóvel por meio de doação, também foram aprovados.
Ainda na sessão, em primeiro turno de votação e discussão, foi autorizado o Projeto de Lei 066/2019, de autoria do vereador Iran Parreira, que reconhece a Queima do Alho como patrimônio cultural da cidade.

Grande Expediente

Durante o Grande Expediente, Erivelton Lemos Sant’Ana, o Téo Lemos, avaliou positivamente as ações que o poder executivo tem tomado em relação ao combate do novo coronavírus. O vereador ainda citou as dificuldades que o comércio enfrenta com a impossibilidade de reabertura, e lembrou que a Associação Comercial e Industrial de Passos (Acip), pode elaborar um plano para a volta das atividades.
“O prefeito não se absteve, aliás, junto a uma equipe de saúde, que compreende a gravidade do assunto, tomou decisões contra a vontade de algumas pessoas, das quais estão mais preocupadas com o financeiro do que com a própria vida. Foi de muita coragem tomar tais medidas. Neste ponto, quero destacar a situação do comércio: nenhum de nós queríamos que ele fosse fechado, entendemos as dificuldades, mas infelizmente foi necessário. No decreto renovado no último sábado, os comerciantes, empresários e principalmente a Associação Comercial, que é representante dos comerciários de Passos, pode elaborar um plano de segurança de trabalho para todos os funcionários, apresentando esse documento, a qualquer momento, o decreto pode ser revogado”, sinalizou.
Alex de Paula Bueno disse que por determinação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), estão suspensos os cortes de água em todo o município. O parlamentar também informou que, de modo geral, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), bloqueou os cortes de energia. Por último, Lemos sugeriu a criação de um comitê que, assim como existe internamente no hospital Santa Casa de Misericórdia de Passos, auxilie os servidores do setor de saúde de Passos a lidarem com os efeitos psicológicos negativos causados pela pandemia.
“Sugeri um canal de atendimento, oferecido pelo poder executivo, aos servidores da saúde de Passos. Pensando nos traumas causados neste embate, e também na alta nos pedidos de afastamento, é fundamental que seja criada uma equipe com psicólogos e psiquiatras, que atendam e ofereçam suporte aos nossos servidores, pois é preciso cuidar de quem cuida de nós”, completou.