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Baixas temperaturas exigem reforço na alimentação

18 de Maio de 2020

Conheça alimentos que aumentam o sistema imune e previne gripes e resfriados. / Foto: Divulgação

PASSOS – A nutricionista Mara Soares Rodrigues, pós graduada em nutrição Clínica e Esportiva, aponta que esta época do ano, com baixas temperaturas, além da pandemia do novo coronavírus, exige mais cuidados na hora das refeições.

Com a chegada do inverno, aumentam as queixas sobre resfriados, falta de energia para fazer as atividades do dia a dia, dentre outros problemas, isso porque a queda nas temperaturas faz com que o sistema imunológico, que é responsável pelo combate a doenças e defesa contra esses microorganismos, precise lutar mais para manter o corpo aquecido e acabamos por precisar de mais nutrientes e, claro, a alimentação é fundamental para o bom funcionamento do sistema imune”, afirma.

Segundo Mara, os nutrientes fundamentais para estimular nosso sistema imune são vitaminas e minerais antioxidantes (vitamina C, E, zinco, selênio), ômega 3, fibras, probióticos e pré-bióticos, água e compostos bioativos/fitoquímicos (alicina, resveratrol, antocianina, ácido elágico e isoflavonas). De acordo com a nutricionista, esses alimentos podem ser encontrados em sementes, folhas escuras, azeites, peixes e leguminosas que são ricos em gordura “do bem” e que até controlam o colesterol ruim.

A nutricionista ressaltou, ainda, sobre a importância de ingerir frutas ricas em vitaminas C. “São frutas como laranja, limão, abacaxi, kiwi e acerola; frutas vermelhas e roxas. Ricas em flavonoides que ajudam no combate aos radicais livres e ainda previnem o envelhecimento celular; Existe também o Kefir que tem ação probiótica e proporcionada por microorganismos “do bem” que, dentre outros efeitos, auxiliam a flora intestinal e combatem alergias”, explicou Mara.

De acordo com a profissional, apesar de ter gente que não gosta, algumas iguarias muito usadas no preparo de comidas brasileiras também são essenciais na hora de pensar em boa imunidade

Alho e cebola têm ação antiviral e quanto mais cru maior o efeito imunomodular desses alimentos. Além disso, a taioba, chicória, batatas, bananas, aveia e farinha de banana verde também ajudam muito, pois são alimentos pré-bióticos que nutrem a microbiota intestinal e as bactérias boas do intestino; abacate, chia, linhaça, peixe e coco, que contém gorduras boas e claro, os chás que também têm ótimos benefícios para a saúde e devem, de preferência, fazer parte da lista de todos”, explicou.

Receita

Para a nutricionista Mara Soares Rodrigues, uma boa dica para aumentar a imunidade é fazer um shot para combater a gripe e prevenir doenças.

A receita é suco de um limão; uma colher (sopa) de água morna; dez gotas de tintura de própolis; uma pitada de gengibre; uma colher (chá) de glutamina (aminoácido que pode ser encontrado em farmácias e casas de suplemento alimentar). Modo de preparo: Em um copo, misture os ingredientes e tome em jejum.