Destaques Saúde

Aposentado é 1º caso de covid em Bom Jesus

Por Ézio Santos / Especial

23 de julho de 2020

Foto: Divulgação

B. J. PENHA – Até a última segunda-feira, 20, quatro municípios da região não registravam nenhum caso de morador infectado pelo novo coronavírus. Bom Jesus da Penha, com pouco mais de 4 mil habitantes, perdeu essa condição sanitária. Na última terça-feira, a prefeitura da cidade divulgou que um aposentado havia testado positivo para a covid-19.

Até esta quarta-feira, os únicos locais sem registro de infecção pelo novo coronavírus na região são Vargem Bonita, Jacuí e Areado.

Doze moradores de Bom Jesus foram escolhidos aleatoriamente para serem testados gratuitamente por meio de amostras de sangue, o denominado de IgG/IgM. Um homem de 70 anos foi o único com resultado positivo entre as pessoas que passaram pelo teste rápido.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Ronan Morais, momentos antes do teste, o senhor estava em atividade no local em que reside com a esposa.

Questionado se estava sentindo algum sintoma da covid, o trabalhador rural respondeu que teve diarreia, um pouco de dor pelo corpo e tosse leve. De imediato, os dois passaram a cumprir isolamento domiciliar de 14 dias com acompanhamento clínico diário, inclusive seus parentes mais próximos, como filhos, noras e netos, que tiveram contato com ambos recentemente”, explicou. “O senhor revelou que recentemente tinha viajado até Passos e Nova Resende”, completou.

Morais conta ainda que, desde o início da pandemia do coronavírus, o hospital da cidade registrou 34 notificações e 15 casos suspeitos que não evoluíram, necessitando apenas do isolamento social. Ele também ressalta que quatro dos cinco municípios limítrofes registraram resultados positivos em testes rápidos.