Destaques Saúde

Após 10 meses, Passos fica sem registro de novos casos de covid-19

Por Gabriella Alux / Redação

8 de novembro de 2021

Foto: Reprodução.

PASSOS – Passos não teve nenhum registro de novos casos de infecção pelo coronavírus na última sexta-feira, 5. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, foram 33 notificações, mas o número de casos permaneceu em 11.305, e o de mortes em 319. A última vez que o município havia ficado sem registros de novos casos foi em 16 e 17 de janeiro deste ano, segundo pesquisa realizada nos boletins da prefeitura. Na Santa Casa de Passos, na sexta-feira, cinco pessoas estavam internadas na Unidade de Terapia Intensiva Covid-19, o que representa 13% dos 40 leitos disponíveis.

Em janeiro deste ano, os dias 16 e 17 não tiveram registros de aumento no número de casos no município. Na época, a cidade estava com 2.554 casos confirmados e a média móvel era de 35,5 pessoas infectadas por dia. Nos últimos oito dias, entre 29 de outubro e 5 de novembro, a média móvel foi de 3,12 pessoas infectadas por dia.

De acordo com o boletim da Santa Casa de Passos divulgado na última sexta-feira, não havia paciente em tratamento ou isolamento na enfermaria covid-19. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid, havia cinco pessoas adultas internadas, sendo duas moradoras em Passos, uma de Bom Jesus da Penha, uma de Carmo do Rio Claro e uma de Guaxupé.

Nos 27 municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-Passos), no período entre 28 de outubro e 5 de novembro, 119 novos casos de infecção e três óbitos em decorrência da doença foram registrados. As mortes foram registradas nos municípios de Capitólio, Monte Santo de Minas e Piumhi.

Quanto aos novos casos, São Sebastião do Paraíso (30), Passos (28) e Piumhi e Nova Resende, com 14 em cada, foram as cidades com maiores números de registros na última semana. Guapé (seis), Pimenta (cinco), Carmo do Rio Claro (quatro), Itamogi e Monte Santo de Minas, com três em cada, Alpinópolis, Capetinga, Delfinópolis e Itaú de Minas, com dois em cada, e Cássia, Fortaleza de Minas, Pratápolis e São João Batista do Glória, com um em cada, completam o ranking de novos casos de coronavírus registrados.

Os municípios de Bom Jesus da Penha, Claraval, Doresópolis, Ibiraci, Jacuí, São José da Barra, São Roque de Minas, São Tomás de Aquino e Vargem Bonita não tiveram novos casos e óbitos nos últimos dias.