Destaques Saúde

Ambulatório Escola registra aumento de diagnósticos de ISTs

9 de junho de 2020

Foto: Agência Brasil

PASSOS – Os números de testes e de resultados positivos para Infecções Sexualmente Transmissíveis realizados pelo Ambulatório Escola (Ambes), da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), aumentaram no primeiro quadrimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. O Ambes atende 18 cidades da região e faz testes para HIV, hepatite, sífilis.

De acordo com o professor e coordenador do ambulatório, Sérgio Valverde dos Santos, entre janeiro e abril deste ano, o Ambes realizou aconselhamentos coletivos e individuais para 709 pessoas que procuraram a instituição.

Em 2020, foram feitos 537 testes rápidos para HIV, com 13 casos positivos; 557 testes rápidos para hepatites B e C, com quatro confirmações para hepatite B e três para C. Também foram realizados 537 testes rápidos para sífilis, com 42 casos positivos, sendo encaminhados para tratamento e acompanhamento. Além disso, tivemos, nesse período, 54 coletas de atendimentos de 45 casos de profilaxia pós exposição (PEP) e 37 casos de profilaxia pré-exposição (PrEP), sendo os pacientes atendidos e acompanhados de janeiro a abril”.

No primeiro quadrimestre de 2019, o Ambes realizou aconselhamentos coletivos e individuais para 485 pessoas por meio de demanda espontânea.

Foram realizados, neste período, 485 testes rápidos para HIV, hepatites B e C, com sete casos reagentes para HIV, dois para hepatite B e oito para hepatite C. Para sífilis, foram realizados 367 testes rápidos, com 27 resultados reagentes, sendo encaminhados para tratamento e acompanhamento na APS. Foram realizadas no período 39 coletas de VDRL. Foram atendidos 41 casos de PEP e 47 casos PrEP”, declarou o professor.

De acordo com Santos, a quantidade de casos das doenças apresentou um aumento significativo.

Consideramos esse número muito alto. Se não fossem as restrições, talvez um número bem maior ainda poderia ser apresentado”, disse.

O professor afirma que, nos primeiros quatro meses de 2019, o Ambes realizou o total de 1.070 dispensações de antirretrovirais pelo Siclom, o que atendeu a 100% dos pacientes. Contudo, em 2020, segundo Sérgio, o ambulatório realizou o total de 1.318 dispensações de antirretrovirais pelo Siclom, o que atendeu a 100% dos pacientes atualmente ativos.

Agendamento por telefone

O professor disse ainda que é importante a realização dos testes rápidos pela população.

Os testes são rápidos, o resultado sai na hora, basta fazer o agendamento pelo (35) 3529 8030. As vezes a pessoa tem algum tipo de doença, HIV, Hepatite ou Sífilis e não sabe ai não se trata é importante descobrir e se tratar, incluvie, importante mesmo e fundamental é o uso de preservativos sempre”, finalizou.

Atualmente, de acordo com as recomendações da Coordenação Estadual de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, o Ambes está prestando atendimento com horários agendados. Essa decisão foi para reduzir o fluxo de pacientes no serviço e evitar aglomeração e a contaminação pelo novo coronavírus. Contudo, todos os pacientes estão sendo acompanhados de acordo com suas necessidades, no entanto, os casos novos, suspeitos, urgências e acidentes ocupacionais, estão sendo atendidos normalmente, sem agendamento.