Destaques Saúde

Alpinópolis vacina 20% da população contra a covid-19

18 de Maio de 2021

A enfermeira Eliana Cruz, a secretária de Saúde, Sandra Mara Morais da Silveira Borges, e o prefeito Rafael Freire. / Foto: Divulgação

ALPINÓPOLIS – Na primeira semana de maio o Departamento Municipal de Saúde de Alpinópolis concluiu a imunização dos idosos de até 60 anos de idade e, no último dia 10, começou a vacinar parte do público com comorbidades e de pessoas que apresentam deficiências permanentes. No total, já foram 4.123 pessoas vacinadas no município, o que corresponde a 20,65% dos moradores, já que Alpinópolis possui, segundo a mais recente projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 19.958 habitantes.

Desse total de vacinados, 569 são profissionais da saúde, 39 são idosos do Lar São Vicente de Paulo, 14 são integrantes das forças de segurança atuantes no município (membros das polícias Militar e Civil), 249 pessoas com comorbidades e deficiência permanente; 56 idosos com 90 anos ou mais; 378 pessoas que têm entre 80 e 89 anos; 968 pessoas que têm entre 70 e 79 anos; e 1.850 pessoas com idade entre 60 e 69 anos. Quando são contabilizadas primeira e segunda doses, os números mostram que 6.186 doses de vacina já foram aplicadas em Alpinópolis. A vacinação na cidade vem acontecendo de forma satisfatória, segundo o prefeito Rafael Freire (PSB).

O prefeito destacou a atuação da secretária de saúde, Sandra Mara Morais da Silveira Borges, a Sandra do Joaquim Itamar; da enfermeira Eliana Cruz, responsável pelo setor de imunização municipal; e da coordenadora da atenção primária, a enfermeira Marina Cunha Moreira, que estão na linha de frente do processo. Também fez questão de elogiar o trabalho desenvolvido no Hospital Cônego Ubirajara Cabral, nos PSF’s e demais unidades de saúde de Alpinópolis.

A vacinação avança, mas, segundo os últimos boletins epidemiológicos, divulgados pela Prefeitura Municipal, a média móvel de casos voltou a subir em Alpinópolis nos últimos dias e alcançou a cifra de 8,8 novos casos/dia.
De acordo com a prefeitura, já são 903 alpinopolenses que testaram positivo para a covid-19 desde o início da pandemia. Desse total de contaminados, 822 estão recuperados, 52 estão em isolamento domiciliar e 10 estão em tratamento hospitalar.

No município são 19 casos de mortes confirmadas por covid-19 e o percentual de recuperados é de 89%. A taxa de letalidade em Alpinópolis – total de mortos entre os contaminados— é de 2,1% e continua menor que as registradas em Minas Gerais (2,9%) e no Brasil (2,8%).

O prefeito Rafael Freire manifestou muita preocupação com essa volta na alta de casos confirmados no município, depois de um período relativamente estabilizado, resultado das medidas restritivas adotadas anteriormente, como o lockdown (durante dois finais de semana consecutivos) e a lei seca (durante 15 dias). Segundo ele, está sendo possível ver aglomerações em grande escala no município, mesmo com o aparato de fiscalização que foi montado. Por isso, o prefeito diz temer um aumento do número de casos ainda maior na próxima semana.