Destaques Saúde

Alpinópolis registra duas mortes por coronavírus

Por Adriana Dias / Redação

9 de julho de 2020

Ambos os enterros aconteceram, sem velório, no cemitério da Alpinópolis, sem a presença dos familiares / Foto: Divulgação

ALPINÓPOLIS – A Prefeitura de Alpinópolis divulgou nesta quarta-feira, 8, um boletim epidemiológico comunicando os dois primeiros óbitos de moradores do município causados pela covid-19. A primeira confirmação, divulgada no período da manhã, foi de um idoso, de 84 anos, que se encontrava internado na Santa Casa de Misericórdia de Passos. A outra, divulgada à tarde, é de uma mulher, de 67 anos, falecida na última sexta-feira, 3, que também estava internada em Passos e era aguardado o resultado dos exames. Ambos os enterros aconteceram, sem velório, no cemitério da cidade, sem a presença dos familiares.

Outras duas mortes estão em investigação em Alpinópolis. Até o momento foram registrados oito casos confirmados da doença. Quatro estão em isolamento domiciliar, um em tratamento hospitalar, um já recuperado e dois são referentes aos óbitos informados.

Um dos pacientes que faleceu, um senhor de 84 anos, foi o segundo caso confirmado na cidade e estava internado desde o dia 29 de junho. Depois de apresentar os sintomas, ele foi atendido, primeiramente, no Hospital Cônego Ubirajara Cabral, em Alpinópolis, onde permaneceu em isolamento e foi monitorado pelo Departamento Municipal de Saúde. Após testar positivo para a doença, ele foi transferido, no mesmo dia, para Passos.

A outra, uma mulher de 67 anos, também estava internada em Passos quando faleceu, na noite da última sexta-feira, 3. Ela também recebeu os primeiros cuidados no hospital de Alpinópolis e foi transferida devido às complicações no quadro de saúde, que apontavam os sintomas da doença. A morte desta paciente já estava sob investigação há alguns dias.

O Centro de Vigilância de Saúde de Alpinópolis comunicou, por meio de nota, que todos os cuidados com os familiares, pessoas próximas e outros indivíduos que tiveram contado com estes pacientes, continuam sendo tomados.

Segundo informado pela administração municipal, há ainda na cidade duas mortes em investigação por suspeita de covid-19, que ainda não foram descartadas e aguardam resultados dos exames. Um óbito foi descartado.

De acordo com o boletim epidemiológico, foram realizados, em Alpinópolis, 82 testes rápidos, dos quais oito apresentaram resultados positivos e outros 74 resultados não reagentes.