Destaques Saúde

Alpinópolis registra 3ª morte por covid-19

10 de julho de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

ALPINÓPOLIS – Subiu para três o número de mortos por covid-19 em Alpinópolis. Os registros de infecção pelo novo coronavírus também subiram no município, de oito para dez casos. Passos superou, ontem, a marca de cem casos. O município registrou 11 novas confirmações nesta quinta-feira e chegou a 106 ocorrências, com duas mortes em decorrência da doença e três óbitos em investigação.

Segundo boletim epidemiológico divulgado pelo Departamento Municipal de Saúde de Alpinópolis, no final da tarde desta quinta-feira, 9, o terceiro óbito é de um idoso, de 72 anos. Trata-se do esposo da senhora, de 67 anos, que faleceu durante a última semana e que teve a contaminação confirmada nesta quarta-feira, 8. Ele recebeu os primeiros atendimentos no Hospital Cônego Ubirajara Cabral e morreu durante o traslado, quando estava sendo transferido para a Santa Casa de Misericórdia de Passos.

O que você também vai ler neste artigo:

  • Guapé
  • Passos

O caso vinha sendo acompanhado pela Vigilância em Saúde Municipal que já havia, inclusive, providenciado o isolamento de diversos membros da família. A maioria desses familiares, segundo informações, já foi testada e todos seguem sendo monitorados pela equipe de profissionais do município.

Além das três mortes confirmadas, o documento traz ainda a informação de que seis pacientes que testaram positivo estão em isolamento domiciliar e um já está recuperado. De acordo com a prefeitura, 93 testes foram realizados em moradores que apresentaram sintomas. Destes, dez confirmaram contaminações e 83 foram classificados como não reagentes. Há ainda a informação de que dois óbitos descartados, assim como a ocorrência de um caso suspeito em investigação.

Guapé

A Santa Casa de Guapé tem cinco funcionários contaminados por Covid-19. Os exames positivos foram constatados após realização de testes no hospital nos últimos dias. Segundo a secretária de Saúde do município, o órgão ainda tenta identificar onde a contaminação aconteceu.

Segundo informações da Prefeitura, três casos foram identificados na última segunda-feira e dois na terça. Quatro casos são em técnicos de enfermagem e um é no setor de limpeza. A prefeitura também informa que está monitorando os contatos que os profissionais tiveram. A Secretaria de Saúde ainda aguarda o resultado de outros quatro exames. No total, a cidade já tem oito casos confirmados do novo coronavírus.

Ontem, a Prefeitura de Guapé publicou um novo decreto que determina o fechamento de bares, atrativos turísticos, marinas, clube campestre e academias. O município também proibiu a realização de confraternizações, festas e eventos, mesmo de caráter familiar, e o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos e dentro de bares. Segundo o decreto, o atendimento por meio de delivery está autorizado, ou retirada nos estabelecimentos, desde que não haja aglomerações. Os hotéis e pousadas só poderão receber hóspedes mediante comprovação de viagem a negócios.

Passos

Em Passos, os casos de infecção por coronavírus subiram de 67, no dia 1º de julho, para 106, nesta quinta-feira. No mesmo período, as mortes por covid-19 passaram de uma para três, segundo boletins epidemiológicos divulgados pela prefeitura. Também registraram novos casos da doença nesta quinta-feira os municípios de Piumhi (oito), Pratápolis (um), Carmo do Rio Claro (dois), Cássia (um) e Itaú de Minas (dois), de acordo com boletins divulgados pelas prefeituras e pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Em Minas, já são 66.846 casos confirmados e 1.445 óbitos.