Destaques Saúde

Alpinópolis inicia imunização em jovens de 18 anos

Por Gabriella Alux / Redação

16 de setembro de 2021

Jovens a partir de 18 anos já podem ser vacinados contra a covid em alponópolis./ Foto: Reprodução.

ALPINÓPOLIS – A Prefeitura de Alpinópolis inicia hoje, 16, a aplicação da primeira dose da vacina anticovid em jovens de 18 anos. A imunização acontece das 15h às 18h no posto de vacinação, localizado ao lado da Escola Damásio, no antigo consultório Esmeralda Zatiti Brasileiro. Amanhã, 17, o município inicia um trabalho de repescagem para todos os adultos acima de 18 anos, das 8h às 18h.

O prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, afirma que a vacinação no município seguiu o cronograma estabelecido pelo Governo Federal, mas, graças à boa articulação das servidoras responsáveis pela imunização, o município conseguiu concluir a imunização de primeira dose em jovens de 18 anos com antecedência.

“Já era para ter se encerrado a vacinação há duas semanas, porém houve um atraso no envio das doses e um confisco da remessa que chegou a Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-Passos) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nesta semana, então, com o retorno da disponibilização de doses, como o município já estava bastante avançado nas idades, tivemos condições de encerrar a vacinação hoje”, declarou Freire.

De acordo com o prefeito, amanhã será iniciada uma repescagem para os adultos acima de 18 anos que ainda não tomaram a primeira dose da vacina. Segundo ele, é muito importante que a população busque a vacinação, uma vez que foi observada uma queda significativa no número de casos positivos e de mortes em decorrência da doença no município.

“Por isso, é fundamental que todos se protejam e busquem garantir o direito da sua dose”, disse.

Em São Sebastião do Paraíso, hoje, 16, será iniciada a imunização da primeira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com 20 anos. De acordo com o calendário divulgado pela prefeitura, a vacinação para jovens de 19 anos acontece amanhã, 17, e, para 18 anos, será iniciada na terça-feira, 21. A aplicação acontece em formato de drive thru, das 9h às 16h, na Arena Olímpica, localizada na avenida Monsenhor Mancini, 755.

Para se vacinar, é obrigatória a apresentação de documento com foto, cartão de vacinação e estar com a situação regularizada em sua Unidade de Saúde da Família (USF). A prefeitura informa que, em relação às segundas doses, elas foram reagendadas para que as faixas etárias da primeira dose fossem adiantadas.

Com isso, neste sábado, 18, haverá a aplicação, na Arena Olímpica, da segunda dose para as pessoas que tomaram a vacina Pfizer nas datas 24 e 25 de junho, no grupo da Educação, e 26 de junho, no grupo de gestantes.

Claraval inicia vacinação em adolescentes sem comorbidades

A Prefeitura de Claraval iniciou nesta quarta-feira, 15, a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid em adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. A imunização para esse grupo acontece até terça-feira, 21, na sala de vacina, das 8h às 18h, e no Programa Saúde da Família (PSF) Porteira da Pedra, das 12h30 às 16h. Para vacinar, é necessário o comparecimento dos pais ou responsáveis. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (34) 3353-5343.