Destaques Saúde

Alpinópolis e Carmo iniciam vacinação em crianças

Por Gabriella Alux / Redação

18 de janeiro de 2022

Foto: Reprodução.

ALPINÓPOLIS – Helena Jonas dos Santos, de 5 anos, foi a primeira criança a ser imunizada contra a covid-19, em Alpinópolis, nesta segunda-feira, 17. De acordo com a enfermeira chefe responsável pela imunização, Eliana Guilhermina da Cruz, ontem, nove crianças receberam a primeira dose de imunização. Para as crianças, o intervalo entre as doses será de oito semanas.

Em Carmo do Rio Claro, a vacinação pediátrica também foi iniciada nesta segunda-feira, na Clínica Risoleta Neves para crianças com idade entre 5 e 11 anos com deficiência permanente ou comorbidades. Em Cássia, segundo informação da prefeitura, a previsão, ontem, era vacinar 30 crianças e, hoje, devem ser disponibilizadas outras 30 doses.

“A vacinação, no geral, foi bem tranquila, principalmente da Helena, que foi a primeira criança. A mãe já havia conversado com ela e explicado que ela estava vindo ao posto de vacinação para tomar a vacina contra a covid. Acho isso muito importante, essa conversa dos pais com os filhos antes de chegar na sala de vacina. Quando a criança já chega sabendo que vai ser vacinada, percebo que é bem mais fácil pra nós, vacinadoras. Hoje foi apenas um início dessa nova etapa de vacinação e será mais um desafio pra nós, porém temos uma equipe nota dez e venceremos mais essa”, declarou Eliana.

A Superintendência Regional de Saúde orientou ontem em reunião com os municípios para que a vacinação das crianças seja em local diferente da vacinação de rotina e dos adultos. O motivo dessa é para evitar erros de vacinação, pois a vacina das crianças é diferente da dos adultos, tanto o frasco quanto a dosagem, e também para evitar aglomeração.

Em Alpinópolis, atendendo a essa orientação, a partir de hoje, 18, a vacinação das crianças será na unidade do Programa Saúde da Família (PSF) Nilton Alves da Cruz, no bairro Rosário, das 8h às 16h, informou a enfermeira.

O prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, parabenizou, em rede social oficial da prefeitura, os pais da Helena por acreditarem na ciência e por este gesto de amor para com a sua filha.

“Meu coração está festejando este momento histórico. Com 5 anos, nossa pequena Helena esbanjou simpatia e valentia ao receber a sua primeira dose contra a covid. Hoje durmo com a sensação de dever cumprido. Tivemos coragem e pulso firme para enfrentarmos esta pandemia. As nossas vacinadoras, meu respeito e gratidão”, disse.

Passos

A Secretaria de Saúde de Passos informa que a partir de hoje, 18, dará início à vacinação infantil contra a covid-19. Passos começa a aplicar as doses em crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e portadores de deficiência permanente, de acordo com a nota técnica do Estado de Minas Gerais. A vacinação será em todas as salas de vacina.

A administração informa que está disponível, no site da prefeitura, e nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) o formulário de comorbidades, que deverá ser preenchido e assinado pelo médico para ser apresentado nas salas de vacinas. A criança deverá estar acompanhada por um responsável portando documentos pessoais e cartão de vacina. Caso houver, será necessário laudo médico atestando a deficiência permanente.

A imunização acontece nas salas de vacinas do PSF Coimbras 1, CSU, Planalto, Penha 3, Aclimação e São Lucas, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h. Excepcionalmente no São Lucas, o horário se estende até as 20h.

Itaú

A Prefeitura de Itaú de Minas informa que hoje, 18, inicia a vacinação infantil contra a covid, em crianças de 5 a 11 anos com alguma comorbidade. A aplicação da vacina acontece na Estação Cultura, das 12h às 15h30. Segundo a prefeitura, é preciso que exista um intervalo de 15 dias para qualquer outra vacina, se a criança teve covid recentemente, é necessário esperar 30 dias para ser vacinada, e, após a vacinação, permanecer por 15 minutos no local de aplicação.