Destaques Saúde

Alpinópolis adota ‘lockdown’ das 20h de sexta às 5h de 2ª

20 de março de 2021

O município já registrou 543 casos confirmados desde o início da pandemia. / Foto: Divulgação

ALPINÓPOLIS – Em Alpinópolis, o prefeito Rafael Freire tem buscado endurecer as regras restritivas para diminuir os casos de covid-19 na cidade. De acordo com o decreto publicado na última quarta-feira, 17, o município entrará em ‘lockdown’ aos fins de semana enquanto durar a onda roxa do Programa Minas Consciente.

Foram registrados nesta sexta-feira, 19, outros cinco novos casos. O município já registrou 543 casos confirmados desde o início da pandemia, sendo 469 já recuperados, 61 em isolamento domiciliar, cinco em tratamento hospitalar e oito mortes.

De acordo com o decreto, todos os estabelecimentos comerciais, inclusive os essenciais como supermercados, açougues, entre outros, estão obrigados a fechar as portas na noite de sexta-feira, a partir das 20h e permanecer fechados até 5h da manhã de segunda-feira, 22.

Também está proibida a circulação de pessoas nas ruas, espaços públicos e nas entradas e saídas da cidade, exceto os casos relacionados à saúde, segurança pública e a situações de urgência e emergência. No período de lockdown, todos os estabelecimentos comerciais ficam impedidos de funcionar, exceto farmácias e drogarias, que deverão atender exclusivamente por meio do sistema delivery, e postos de combustíveis, para atendimento de casos de urgência.

Adotamos o lockdow pela primeira vez desde o início da pandemia, há um ano, para este final de semana. Optamos pela tomada desta medida extrema por entender ser a única comprovada cientificamente de que é possível frear o avanço da contaminação. Sabemos que a medida não elimina totalmente o vírus, mas ela impede que mais pessoas se contaminem, já que o vírus é circulante. Portanto, diante desta situação em todo o estado de Minas Gerais, partindo de uma responsabilidade e zelo pela vida do meu povo, optei por esta medida drástica. No decorrer da semana, se houver diminuição, poderemos repensar estas ações mais restritivas. Podem me culpar por excesso de zelo, mas jamais, poderão dizer que não tive cuidado com a saúde do povo de Alpinópolis”, disse Freire.

O prefeito também decretou a Lei Seca, proibindo a venda de bebida alcoólica desde quarta-feira, 17. A previsão inicial é que as restrições tenham duração de 15 dias, acompanhando a onda roxa. E essas medidas mais severas, que não fazem parte da onda roxa, poderão ser revistas no início da semana que vem, caso os indicadores de saúde melhorem.