Destaques Saúde

Agência do Banco do Brasil fecha por ter 4 funcionários com covid-19

27 de julho de 2020

Agência deve voltar a abrir já nesta segunda-feira, 27. / Foto: Divulgação

PASSOS –Sem atendimento ao público. FECHADO. Aguardando instruções da prefeitura Municipal, tendo em vista alguns funcionários terem apresentado teste positivo pra coronavírus.

Este foi o aviso na porta do Banco do Brasil, nesta sexta-feira, 23, com o qual os clientes da agência, na Avenida Arouca, em Passos, foram surpreendidos. Agência deve voltar já nesta segunda-feira, 27.

De acordo com o gerente do Banco do Brasil, Fábio Bernardes, em entrevista à Folha, quatro funcionários que apresentaram sintomas de terem sido contagiados com o novo coronavírus foram testados e o resultado foi positivo. Outro servidor também está sob suspeita aguardando confirmação.

Todos os funcionários que apresentaram sintomas foram afastados imediatamente do trabalho e submetidos ao exame. Até agora temos quatro casos confirmados e um aguardando o resultado e já está afastado. Dois estão com covid, mas estão com o estado estável, estão bem. Um está sob medicação em casa e outro está internado na Santa Casa de Passos e apresenta quadro controlado”, afirmou Bernardes.

Com relação à higienização da agência, o gerente conta que na sexta-feira, 24, foi feito todo o serviço de desinfecção, orientado pela Prefeitura de Passos, pela equipe de epidemiologia, pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e pela Brigada de Enfrentamento à Covid-19.

Fizemos a limpeza, tanto interna quanto externa da agência. É provável que o banco já retome as atividades nesta segunda-feira, 27, apesar de que tivemos um dos resultados neste sábado, 25, de que o funcionário foi confirmado e tem agora os outros servidores que não estão com sintomas, mas que foram submetidos aos testes. Até porque os que foram afastados tiveram o diagnóstico de confirmação de covid. Por isso, entendemos importante que os outros todos façam o teste para não colocar em risco seus familiares, os clientes e colaboradores da agência. Então, ainda não temos informações até o momento se vamos receber funcionários de outra agência, ou se faremos o atendimento com o quadro que temos. Só deveremos ter esta resposta na manhã de segunda”, afirmou Bernardes.

Tanto a Prefeitura Municipal quanto a gerência do Banco do Brasil ressaltam que os passenses dirijam-se à agência somente em caso de extrema necessidade. A maioria dos serviços pode ser feita por aplicativos ou auto-atendimento.

Estamos fazendo o possível para proteger a população. Estamos a todo momento expostos a este inimigo invisível. Mas, mesmo que o Banco do Brasil abra normalmente na segunda-feira, pedimos que, principalmente as pessoas dos grupos de riscos, idosos, crianças, evitem ir ao banco. Não levem crianças à agência. Vá apenas se não conseguir resolver pela central de atendimento ou aplicativo, porque além de expor os funcionários a risco, expõe a população e aí é aquele sistema de um passa pra dois, que passa pra quatro e aí a gente perde o controle da doença. Pedimos atenção da população, até mesmo nas imediações da agência”, finalizou Bernardes.