Destaques Saúde

Aclimação e Penha são os bairros com maior incidência de covid-19

16 de julho de 2020

No bairro penha já foram registrados 12 casos de covid-19. / Foto: Douglas Arouca

PASSOS – De acordo com o levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Passos, algumas áreas da cidade possuem maior incidência de pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus. Os dados são referentes ao boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura na última terça-feira e apontam que a maioria dos infectados está nas regiões dos bairros Aclimação (13), Nossa Senhora da Penha (12), Centro (9), São Francisco (8) e Vila Rica (6), que, juntos, concentram 36,7% dos casos positivos no município.

Paula Fabiana Tavares Freitas, referência técnica em situação de saúde no município, esclarece que os locais mais afetados são bairros populosos e que oferecem muitos serviços não essenciais.

Os maiores números foram registrados em regiões que contam com diversos estabelecimentos e, por este motivo, recebem maior circulação de pessoas. É possível afirmar que, em nossa cidade, a covid-19 está em situação de transmissão comunitária, mas precisamos desacelerar a taxa de contágio pela doença”, explicou.

Paula pede que a população respeite todas as medidas de segurança para conter a disseminação do novo coronavírus e não sobrecarregar o sistema de saúde.

Estamos trabalhando muito para enfrentar esse momento de pandemia, mas precisamos agir em parceria com a nossa comunidade. É fundamental que todos façam uso frequente de máscaras, se atentem aos cuidados de higiene e respeitem o distanciamento social, porque as necessidades locais são avaliadas diariamente para determinar as ações da equipe de saúde”, orientou.

Na última atualização do decreto municipal que indica regras sanitárias para o funcionamento das atividades comerciais, foi definido que os estabelecimentos que oferecem serviços não essenciais, como bares, restaurantes, lanchonetes e academias, podem realizar o atendimento de forma presencial até as 18h, depois desse horário devem operar pelo sistema de delivery, respeitando as orientações para segurança em saúde.

De acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o número de casos de infecção pelo novo coronavírus chegou a 82.010 no estado e 1.752 morreram em decorrência da covid-19. Na região, os registros chegaram 599 ocorrências nesta quarta-feira. Em Passos, os casos de pessoas que contraíram a doença chegaram a 138 e o município registra três óbitos em decorrência da covid-19.