Destaques Saúde

Lar São Vicente tem 17 internos infectados com covid no Glória

Por Ézio Santos/ Especial

25 de janeiro de 2022

DOS 21 INTERNOS, APENAS QUATRO TESTARAM NEGATIVO PARA A COVID E FORAM ISOLADOS PARA NÃO SEREM CONTAMINADOS./ Foto: Divulgação.

S. J. B. GLÓRIA – A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista do Glória confirmou, nesta segunda-feira, que 17 dos 21 internos do Lar São Vicente de Paulo foram infectados pelo coronavírus, sendo que um deles permanece internado no Hospital Municipal Dona Chiquita, desde sexta-feira, dia 22, com o quadro estável.

Os quatro que testaram negativo para a doença estão isolados. O método antígeno, também conhecido como ‘teste do cotonete’, foi realizado em todos os internos e os principais sintomas apresentados pelos infectados são febre, coriza e saturação de 89%.

O assistente social da instituição, Juliano Vieira, disse que todos os internos estão isolados por alas e são monitorados diariamente.

“O serviço de limpeza geral foi ampliado e já providenciamos a desinfecção em todo o prédio. Dos nove internos encaminhados no fim de semana ao hospital e testados, oito retornaram medicados para o cumprimento da quarentena. As visitas dos familiares já estavam suspensas e devem continuar por tempo indeterminado”, explicou.

Hoje, são assistidos 13 pessoas do sexo masculino e oito feminino, entre elas uma de 105 anos. Os 18 funcionários, entre efetivos e prestadores de serviço, receberam a terceira dose da vacina contra a covid.

“Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde no quadro de enfermeiros e diretoria estamos nos desdobrando para frear o avanço da doença entre os internos da casa de repouso. Aliás, temos uma enfermeira experiente e referência técnica em covid no município”, declarou Juliano.

Todos os familiares dos infectados pelo coronavírus foram informados sobre o surto. Alguns não possuem vínculo familiar e, na hipótese de ficar internados, o Lar é que custeia as despesas com acompanhante hospitalar.

“Agradeço toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde e do hospital municipal, pelo apoio nesse momento difícil que atravessamos, principalmente os idosos que correm o maior risco de contaminação”, finalizou o assistente social.

A secretária Silvana Vilela contou que ainda nesta segunda-feira iria enviar um médico para atendimento e reavaliação de todos os internos do Lar. Ela completou dizendo que “encaminhamos também para a equipe de saúde, testes antígenos para retestagem dos internos que apresentaram resultados negativos, e de todos os colaboradores”.

Ajuda

Juliano pede às pessoas que puderem contribuir com luvas de procedimento, máscaras, álcool em gel e capotes o material pode ser enviado para a rua Manaus, 50. Para doações em dinheiro, os interessados podem utilizar a conta-corrente 6425-4, agência 3171, CNPJ 20 916466/0001-49, Lar São Vicente de Paulo de São João Batista do Glória.