Destaques Saúde

Prefeitos querem mais leitos de UTI para pacientes com covid-19

21 de janeiro de 2022

Hospital de campanha

PASSOS – Prefeitos de cidades da região se reuniram nesta quinta-feira, 20, em Passos, com representantes da Superintendência Regional de Saúde (SRS) e das santas casas de Passos e de São Sebastião do Paraíso para discutir sobre leitos para tratamento de pacientes com covid-19. A reunião foi realizada na Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg).

Nos dois hospitais, os índices de ocupação têm subido desde o início do ano, quando os números de novos casos da doença voltaram a aumentar na região e os números de leitos destinados ao tratamento de pacientes com covid foram reduzidos nas duas instituições. Em Passos, os leitos disponíveis passaram de 85 para 31 e, em Paraíso, de 67 para 25. Segundo informações da Santa Casa de Passos, a medida foi adotada com base em determinação da Secretaria de Estado de Saúde e do Ministério da Saúde.

Em entrevista a uma emissora de TV, o prefeito de Passos, Diego Oliveira, disse que a sugestão é que a Santa Casa aumente, imediatamente, o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em dez unidades. Após a redução, o hospital dispõe de dez vagas na UTI Covid e de 21 na Enfermaria Covid. Em Paraíso, a Santa Casa tem dez leitos na UTI Covid SUS e 15 na Enfermaria Covid SUS.

Segundo o prefeito, a proposta é que além do aumento imediato, os hospitais também providenciem mais vagas caso seja necessário. Os hospitais também enfrentam problemas para contratar profissionais e com o afastamento de trabalhadores infectados pelo coronavírus.

Ocupação

Nesta quinta-feira, segundo boletim divulgado pela Santa Casa de Passos, 35 pacientes estavam internados para tratamento da covid, sendo 31 adultos e quatro crianças. A taxa de ocupação na enfermaria subiu de 110%, na última quarta-feira, para 124%, com 26 leitos ocupados. Na UTI Covid, o índice caiu de 100% para 80% no mesmo período, com oito pacientes internados ontem, e, na UTI Neonatal, dos cinco leitos, um estava ocupado, com taxa de 20%.

Novos casos

Ontem, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Passos, o município registrou 471 novos casos e atingiu 17.616 ocorrências desde o início da pandemia. Desde o começo deste ano, a cidade registra 5.854 casos de infecção pelo coronavírus.

Testes

A Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) enviou 13.310 testes testes rápidos para detecção de antígenos do vírus Sars-Cov-2, o novo coronavírus, causador da covid-19. Segundo o órgão, a distribuição foi feita a partir do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nupevi).

Em 12 de janeiro, uma primeira remessa com 22,9 mil testes rápidos já havia sido distribuída pela SRS Passos, para que as secretarias municipais de saúde fizessem a testagem das pessoas com sintomas e dos assintomáticos com suspeitas de infecção pelo novo coronavírus.