Destaques Saúde

Prefeitura inaugura EAP Rural ‘Marco Aurélio Alves de Paula’

5 de agosto de 2022

Os pacientes terão atendimentos continuados e odontológicos./ Foto: Divulgação.

S. S. PARAÍSO – A Secretaria Municipal de Saúde realiza nesse sábado, 6 de agosto, a inauguração da Equipe de Atenção Primária (EAP) Rural “Marco Aurélio Alves de Paula”, a primeira Unidade de Saúde da Família (USF) dedicada a moradores da zona rural que antes eram atendidos no Ambulatório Municipal. Agora esses pacientes vão contar com atendimento continuado e, também, atendimento odontológico. Os atendimentos se iniciam na segunda-feira, 8 de agosto.

Conforme destaca o prefeito Marcelo Morais, essa nova EAP é para, além de desafogar o fluxo de atendimento do Ambulatório Municipal, é também para poder atender com mais agilidade os moradores da zona rural que buscam atendimento médico. “Agora, essas pessoas precisam procurar a EAP a partir da próxima semana para poder realizar o seu cadastro e receber o atendimento médico que precisarem”, ressalta.

Morais destaca ainda que esta era uma das ações da Gestão 2021/2024 para buscar oferecer mais conforto e agilidade no atendimento aos moradores da Zona Rural. “É mais um passo para mostrar à população que é possível fazer saúde pública com mais qualidade e diante de tudo o que já programamos para o nosso município”.

O vice-prefeito, o médico Daniel Tales, acrescenta ainda que, além da comunidade, os moradores da zona rural terão toda a estrutura necessária para o atendimento, como médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e, a novidade, que até então esses moradores não tinham: um dentista de referência.

A grande dificuldade antes era como o atendimento era feito no Ambulatório: os médicos mudavam a todo instante e não existindo uma espécie de vínculo entre médico-paciente. Agora isso mudará com a USF rural. Vale lembrar que o atendimento não engloba os pacientes na zona rural já cadastrados em Termópolis e Guardinha. Os atendimentos serão de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, na Praça Santa Paula Frassinetti, Lagoinha, 51”, finaliza.

Piumhi

A Prefeitura de Piumhi inaugurou nesta sexta-feira, 5, a sede própria da Unidade Básica de Saúde (UBS) “Joaquim Terra dos Santos”, que aconteceu a partir das 17h e aberto ao público.

A obra teve início em maio do ano passado e foi orçada em R$ 1,5 milhão. O local é composto por recepção, salas de triagem, vacinação, de reunião, de Agente Comunitário de Saúde (ACS), de esterilização, curativo, além de três consultórios médicos, dois consultórios odontológicos e um de ginecologia, escovário, depósito de materiais de limpeza, vestiário, dentre outros. A nova estrutura também dispõe de mais acessibilidade aos pacientes e acompanhantes e áreas, onde possam ser realizados seminários e palestras.

A UBS está situada entre as ruas Anielo Agresta e João Leite, no bairro Jardim Santo Antônio, com área construída em um terreno de 900 metros. A unidade vai entender mais de três mil pessoas residentes nesta região.

Anteriormente, o posto de saúde ocupava um imóvel alugado na rua Pedro Veloso. Com a abertura da sede própria o município economizá mais R$ 20 mil por ano.

Foto: Divulgação.