Destaques Saúde

Passos se aproxima de 400 mortes por covid desde início da pandemia

3 de agosto de 2022

Foram registrados mais dois óbitos e o número de ocorrências desde o início da pandemia chegou a 389./ Foto: Reprodução.

PASSOS – O número de óbitos por covid em Passos está próximo de 400. Na Santa Casa do município, o número de mortes em decorrência da doença já chega a quase 700. Segundo informações divulgadas pela Prefeitura de Passos na última segunda-feira, 1º, foram registrados mais dois óbitos e o número de ocorrências desde o início da pandemia chegou a 389.

Na cidade, o número de casos ultrapassou 27 mil. De acordo com o último boletim epidemiológico da prefeitura, são 27.091, sendo que 54 deles foram registrados na última atualização. De acordo com o informativo divulgado pela Santa Casa nesta terça-feira, o hospital registrou 696 óbitos em decorrência da covid desde o início da pandemia e seis pacientes estavam internados para tratamento da doença.

Na região, segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) atualizadas até ontem, nos 27 municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-Passos), já forma confirmados 110.974 casos de infecção pelo coronavírus, sendo que 108.205 foram recuperados, 1.1 mil estão em acompanhamento e 1.669 pessoas morreram.

Varíola dos macacos

Na região, dois casos suspeitos de varíola dos macacos (Monkeypox) foram registrados pela SES. De acordo com informações atualizadas pela secretaria até as 12h de segunda-feira, as suspeitas são em Guaxupé e São Sebastião do Paraíso. No estado, eram 63 casos de Monkeypox confirmados por exames laboratoriais pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Outros 107 casos foram descartados, 142 estão em investigação e 2 casos foram classificados como provável.

Um caso confirmado para Monkeypox que estava em acompanhamento hospitalar para monitoramento de outras condições clínicas graves evoluiu para óbito em 28/07. Trata-se de um paciente de 41 anos, do sexo masculino, residente em Belo Horizonte e natural de Pará de Minas.

A SES-MG informa que, até o momento, os demais casos confirmados são todos do sexo masculino, com idades entre 21 e 55 anos, em boas condições clínicas.

Em todas as situações, os contactantes estão sendo monitorados. Somente o município de Belo Horizonte apresenta transmissão comunitária. Há 3 casos suspeitos internados para cumprir isolamento.