Destaques Saúde

Secretária de Saúde prevê aumento de casos de covid após feriado em Passos

Gabriella Alux

17 de junho de 2022

O Ministério da Saúde determinou a aplicação da vacina contra covid em pessoas com 40 anos ou mais./ Foto: Arquivo FM.

A secretária de Saúde de Passos, Vanessa Cristina Silva Freire, afirmou que, após o feriado, o município poderá ter um aumento no número de casos de covid-19. Segundo Vanessa, isso ocorre quando tem uma grande comemoração ou um feriado prolongado que gera aglomeração. Até o momento, os casos apresentados são leves e não há fatores preocupantes.

“Como essa época sempre tem mais aglomeração, acaba aumentando os casos. No entanto, o momento que a gente está é bom. Devido ao alto número de imunização que a cidade tem, apesar do aumento no número de casos, é uma porcentagem muito boa se for analisar a gravidade nos casos. Como estamos em uma época de frio, é comum ter mais pessoas com síndromes gripais, o que também as deixam mais propícias para pegarem o vírus da covid, o que acaba sendo considerado mais normal. Nós orientamos apenas para que as pessoas com comorbidade e demais complicações tomem mais cuidados, pois o risco é maior”, explicou Vanessa.

Em relação ao aumento expressivo de casos positivos e de vítimas em decorrência da doença, a Secretaria está em constante monitoramento e analisando a situação diariamente, que ainda não gerou um cenário preocupante.

Vanessa orientou a vacinação contra a covid-19, principalmente em crianças e adolescentes, para que a cobertura vacinal seja maior no município. Ela relatou ainda que a maioria das pessoas vacinadas em Passos é população adulta, sendo que, os números de adolescentes imunes, ainda estão abaixo da meta de vacinação.

Ainda estamos aplicando a segunda dose de reforço (4ª) para a faixa etária adulta com 50 anos ou mais. O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) ainda não liberaram mais vacinas para baixar a faixa etária. Eles fazem isso à medida que vão verificando o número de vacinados de cada localidade. Como aqui continua nessa idade, mesmo após algumas semanas, a orientação é que todos que se enquadrem nesse requisito possam se imunizar com a dose de reforço”, finalizou.

Hoje, 18, terá o sábado da vacinação, das 8h às 15h, na sala de vacina do Ambulatório São Lucas, localizada na rua Lavras, 427, e no Programa de Saúde da Família (PSF) Penha 3, localizado na avenida Dona Liquinha Silveira, 235. Todas as vacinas estão disponíveis nesses locais.