Cidadania Concursos Destaques Dia a dia Diversos Gastronomia Geral Horoscopo Judiciário Trabalho Turismo

São Vicente promove medidas de segurança contra furtos em cemitério

29 de novembro de 2024

Administradora do Cemitério Municipal esclarece que passou a adotar medidas para mitigar o problema, com a contratação de porteiro e instalação de cercas concertinas nos muros, por exemplo / Foto: Reprodução

Carlos Renato

 

PASSOS – A Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), empresa que administra o Cemitério Municipal de Passos, promove medidas de segurança para minimizar as ocorrências de furtos nas dependências no local. A empresa alega que neste ano tem sido alvo desse tipo de delito com a subtração de peças de bronze instaladas nos jazidos.

A SSVP esclarece que é feita a lavratura de boletins de ocorrências dos registros de furtos no cemitério, após o titular do túmulo acionar e comunicar o fato.

“Solicitamos que seja lavrado o boletim para que a reiteração delitiva chame a atenção das autoridades de segurança. Além disso, as forças policiais, civil e militar são oficiadas para auxiliar na segurança do entorno do cemitério e investigue a criminalidade organizada que instalou para furtos deste tipo de peça”, informa.

Segundo aponta a empresa, a administração local passou a adotar outras medidas para mitigar o problema, com a contratação de porteiro e instalação de cercas concertinas nos muros.

“Inicialmente, a entrada do cemitério passou a ser controlada através da presença de um porteiro, o que surtiu efeito no período diurno. Recentemente, foram instaladas cercas concertinas em toda extensão das laterais e do fundo, com efeito positivo na diminuição de furtos”, destaca a SSVP.

De acordo com o presidente da São Vicente, Arlan Bueno Pedro, outras medidas ainda serão tomadas, com o objetivo de estancar o problema e garantir a segurança aos munícipes e usuários.

Ele esclarece ainda como funciona e qual a importância do pagamento da Taxa Anual de Manutenção, que serve para inventariar peças e ressarcir objetos furtados.

“O contrato de concessão celebrado com o município permite à SSVP a cobrança da Taxa Anual de Manutenção, cujo valor é estipulado pelo próprio munícipio, destinada a manutenção dos espaços em comuns dentro do cemitério, devendo cada um dos titulares cuidar da manutenção dos jazidos”, destaca.

“Todo titular pode realizar obras de embelezamento e de manutenção, porém deve apresentar o respectivo projeto à administradora do cemitério para que seja autorizado ou não, e, também, para que seja realizado o inventário das peças ornamentais afixadas, sem nenhum custo adicional”, afirma.

O presidente ressalta ainda que o objetivo desse procedimento é garantir a boa estética geral do cemitério, à higiene, à segurança, especificamente, no caso, a reposição das peças eventualmente furtadas.

Em razão dessa imposição legal, a SSVP reforça que tem ressarcido todas as peças furtadas que tiverem a instalação devidamente informada, registrada e autorizada, porém, por questões de segurança, a recomposição dessas peças demanda tempo alheio ao controle da administradora.

“Até que medidas legais fossem efetivadas, e por questão de logística, a recomposição demora, uma vez que as fundições fornecedoras exigem o prazo de até 180 dias para a devida entrega das peças adquiridas para reposição. Pelo que pedimos a compreensão da comunidade”, solicita o São Vicente.

Conforme ainda esclarece a SSVP, o valor cobrado da Taxa Anual de Manutenção é reajustado por meio de decretos municipais e segue o Índice de Preço ao Consumidor (IPCA), não tendo relação direta com a administradora do cemitério.

Para mais informações sobre o serviço prestado no local, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone: (35) 3521-1423, ou ainda comparecer na sede administrativa da entidade, que fica em frente ao Cemitério Municipal, entre 7h e 19h.