Ícone do site Folhadamanha

São Vicente celebra 192 anos de fundação com missa e carreata

Entidade aproveita a data para comemorar o dia de nascimento do principal fundador: beato Antônio Frederico Ozanam, que está em processo de canonização / Foto: Divulgação

PASSOS – A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) de Passos comemora 192 anos de fundação nesta quarta-feira, 23, com uma missa na igreja Nossa Senhora das Graças, às 19h. Os vicentinos de Passos também preparam uma carreata e homenagens ao principal fundador, o beato Antônio Frederico Ozanam, nascido em 23 de abril de 1813, em Milão, na Itália.

Segundo a SSVP, após a missa, os fiéis participarão de uma carreata por algumas das principais avenidas da cidade, entre elas a avenida Comendador Francisco Avelino Maia (Avenida da Moda), Juca Stockler e Arlindo Figueiredo, encerrando ao lado do Lar São Vicente de Paulo.

A instituição destaca que esses eventos têm como objetivo não apenas celebrar a história da SSVP, mas divulgar a vida e obra de Ozanam, reforçando o pedido pela canonização do beato.

“A celebração em Passos é uma expressão do compromisso dos vicentinos com a caridade e a fé, além de um momento para fortalecer a comunidade e manter viva a memória de seu fundador”, afirma SSVP.

Milagre

O processo de canonização de Ozanam teve início em 1925, sendo beatificado pelo Papa João Paulo II na Catedral de Notre-Dame, em Paris, em 1997. Atualmente, um possível novo milagre atribuído à sua intercessão está sendo analisado pelo Vaticano, mantendo viva a esperança de sua canonização.

O italiano instituiu a coletividade em 1833, aos 20 anos, em Paris, com o objetivo de promover a caridade cristã. Faleceu em 8 de setembro de 1853, em Marselha, França.

Entidade

A SSVP, inspirada nos ensinamentos de São Vicente de Paulo, está presente em mais de 150 países, com cerca de 800 mil membros e 51 mil conferências. O Brasil é o país com o maior número de vicentinos, contando com aproximadamente 250 mil membros distribuídos em 20 mil conferências e diversas obras sociais, como lares de idosos, hospitais e creches.

 

Sair da versão mobile